EDUCAÇÃO INTEGRAL & GESTÃO ESCOLAR: nasce a sociedade dos indivíduos?

José Carlos de Melo, Karla Cristina Silva Sousa

Resumo


Este artigo Aborda-se a Reforma Educativa ocorrida nos países da América Latina e Caribe  nos  anos  de  1990  e  seus  impactos  na  educação  brasileira. O  objetivo  da
pesquisa  foi  analisar  o  contexto  de  “aprovação”  do  documento  “Todos  pela Educação” e sua repercussão na educação por meio do oferecimento do Programa Mais  Educação  (PDE/PAR)  que  traz  como  nova  política  de  governo  a  Educação Integral às escolas brasileiras e  impõe desafios ao gestor neste sentido. O estudo teve  como metodologia  a  pesquisa  referenciada,  obtendo  como  resultados  a  não adoção  por  parte  dos  governos  Lula  e  Dilma  Rousseff  do  Plano  Nacional  de Educação (2010-2020) como uma real política de Estado em detrimento das políticas de governo emanadas do PAR e do documento “Todos pela Educação”, gerido pelo
empresariado e de cunho neoliberal.  

Palavras-chave: Educação Integral. Gestão escolar. Plano Nacional de Educação.

Abstract

This  article  addresses  to  Education  Reform  occurred  in  Latin  America  and  the Caribbean in the 1990s and their impact on Brazilian education. The objective of the
research was to analyze the context of "approval" of the document "Education for All" and  its  impact on education by offering  the More Education Program  - PDE  / PAR bringing  a  new  policy  of  government  to  Comprehensive  Education  to  Brazilian schools  and  poses  challenges  to  the  manager  in  this  regard.  The  study  was
referenced research methodology, obtaining as a result the non-adoption by the Lula and Dilma Rousseff of the National Education Plan (2010-2020) as a real state policy instead of emanating  from  the PAR government policies and document  "Education for All", managed by the business community and neoliberal.

Keywords: Integral Education. School management. National Education Plan.

Resumem

Este artículo trata la reformulación de la educación se produjeron en América Latina y el Caribe en la década de 1990 y su impacto en la educación brasileña. El objetivo
de  la  investigación  fue  analizar  el  contexto  de  la  "aprobación"  del  documento "Educación para Todos"  y  su  impacto en  la educación, ofreciendo el Programa de
Más  Educación - PDE / PAR trayendo una nueva política del gobierno para la educación integral de las escuelas brasileñas y plantea desafíos a la gerente en este sentido. El estudio  se  hace  referencia  a  la  metodología  de  investigación,  obteniendo  como resultado la no adopción por el gobeirno Lula y Dilma Rousseff, del Plan Nacional de
Educación (2010-2020) como una política de estado real en lugar de que emana de las  políticas  gubernamentales  y  PAR  documento  "Todos  por  la  Educación", gestionado por la comunidad empresarial y neoliberal.

Palabras clave: Educación Integral. Gestión escolar. Plan de Educación Nacional.


Palavras-chave


Educação integral; Gestão escolar; Plano Nacional de Educação

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ISSN 2447-5777