A TRAVESSIA DO COTIDIANO PARA O NÃO-COTIDIANO DA PROFESSORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: algumas reflexões

Conceição de Maria Moura Nascimento Ramos

Resumo


A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica no Brasil tem suscitado nos últimos  anos  vários  debates,  dentre  eles,  destacamos  neste  artigo  o  papel  da professora no desenvolvimento humano na infância. Nesta direção, buscamos refletir acerca da  travessia  (ou  travessias) que a professora da creche e/ou da pré-escola
necessita  fazer, do nosso ponto de vista, para redefinir seu papel diante do desafio de educar as novas gerações numa sociedade marcada pela  força do capital. Para alcançar  tal  objetivo  amparamo-nos  em  algumas  contribuições  de  Agnes  Heller (1929) à luz da releitura de três pinturas de Claude Monet (1840-1926). Desse modo, constatamos  a  necessidade  da  professora  da  educação  Infantil  assumir  a  sua identidade  de  profissional,  o  que  em  outras  palavras  exige  a  consciência  do  seu trabalho numa perspectiva humanizadora.

Palavras-chave: Cotidiano e não cotidiano. Professora. Educação Infantil.

Abstract

The Kindergarten,  first stage of basic education  in Brazil has  raised  in  recent years several  discussions,  including,  in  this  article we  highlight  the  role  of  the  teacher  in human  development  in  childhood.  n  this  direction,  we  reflect  on  the  crossing  (or cross) that the kindergarten teacher and / or preschool need to do, from our point of view, to redefine their role in the challenge of educating new generations in a society marked by force the capital. To achieve this goal Seek help us in some contributions of Agnes Heller (1929) in the light of rereading three Claude Monet's paintings (1840-1926).  Thus,  we  see  the  need  for  teacher  of  early  childhood  education  take  their professional  identity,  which  in  other  words  requires  awareness  of  your  work  in  a humanizing perspective.

Keywords: Everyday and not everyday. Teacher. Childhood education.

Resumen

El  jardín  de  la  infancia,  la  primera  etapa  de  la  educación  básica  en  Brasil  ha aumentado en  los últimos años  varias discusiones,  incluyendo, en este artículo  se
destaca  el  papel  del  profesor  en  el  desarrollo  humano  en  la  infancia.  En  esta dirección,  se  reflexiona  sobre  el  paso  (o  cruz)  que  la  maestra  jardinera  y  /  o  al preescolar tienen que hacer, desde nuestro punto de vista, para redefinir su papel en el  desafío  de  educar  a  las  nuevas  generaciones  en  una  sociedad marcada  por  la
fuerza  la  capital.  Para  lograr  este  objetivo  nos  buscan  ayuda  en  algunas contribuciones  de Agnes Heller  (1929)  a  la  luz  de  la  relectura  de  tres  pinturas  de
Claude  Monet  (1840-1926).  Así,  vemos  la  necesidad  de  maestro  de  educación infantil  toman  su  identidad  profesional,  que  en  otras  palabras,  requiere  el conocimiento de su trabajo en una perspectiva humanizadora.

Palabras clave: Todos los días, y no todos los días. Maestro. Educación Infantil.


Palavras-chave


Cotidiano e não cotidiano; Professora; Educação Infantil

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ISSN 2447-5777