Contribuições de experts para a sistematização de saberes matemáticos (séculos XIX e XX)

Autores

  • Marcos Denilson Guimarães Universidade Federal do Maranhão, campus Dom Delgado, Bacanga
  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.

Palavras-chave:

saberes matemáticos, ensino de matemática, Educação matemática

Resumo

A Revista Ensino e Multidisciplinaridade divulga produções científicas na área de ensino de ciências, da educação matemática e áreas afins ao ensino desses campos. Atualmente, o periódico também publica artigos com novas tendências e desafios impostos pelas transformações da sociedade contemporânea. Alia-se a isso, não por acaso, um movimento de agregar trabalhos que são desenvolvidos em grupos coletivos de pesquisa, como é o caso das produções elaboradas pelo Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da educação matemática no Brasil (GHEMAT Brasil). Ficamos muito honrados quando fomos consultados e convidados pela editora chefe da Revista para organizarmos um dossiê temático para 2021, que divulgasse resultados de pesquisas baseados em novos aportes teórico-metodológicos. O Grupo imediatamente sinalizou positivamente a sua participação nesse dossiê.
A temática que orientou o dossiê pautou-se pelas “Contribuições de experts para a sistematização de saberes matemáticos (séculos XIX e XX)”. A principal ideia dessa investigação foi a de reunir pesquisas que de algum modo versassem sobre as contribuições que especialistas trouxeram para o ensino e formação de professores que ensinam matemática, durante os séculos XIX e XX, em diferentes contextos e lugares.
Tema caro ao desenvolvimento atual dos estudos do GHEMAT Brasil, os experts revelam-se como personagens que recebem convocatória do Estado para produzirem e sistematizarem novos saberes matemáticos necessários ao ensino e à formação desses professores.
Assim, os artigos contemplados neste número temático mostram estágios e aprofundamentos diferentes associados aos estudos sobre experts. Onze diferentes pesquisadores nacionais, localizados em estados diferentes, nos apresentam, em um volume de sete artigos, o papel desempenhado por experts nos processos e dinâmicas de produção de novos saberes matemáticos inseridos em movimentos pedagógicos de reestruturação curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

GUIMARÃES, Marcos Denilson; VALENTE, Wagner Rodrigues.
Contribuições de experts para a sistematização de saberes matemáticos (séculos XIX e XX)
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 7, n. 2, p. i-iii, 31 Dez 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Editorial