A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n2.2021.11

Palavras-chave:

Aritmética sob medida, Individualização do ensino, Expert em educação, Sistema Winnetka, Formação de professores.

Resumo

O objetivo deste texto é analisar, em perspectiva historiográfica, a constituição de saberes sobre o ensino de matemática a partir da emergência da figura do expert no âmbito escolar. Trata-se, em específico, de analisar as ações pedagógicas de Carleton Washburne, importante pedagogo estadunidense da educação progressista. Para tanto, utilizou-se como ferramenta de análise os conceitos de expertise e expert advindos dos estudos desenvolvidos por Hofstetter et al. (2017). Os resultados da análise indicam que ao ser convocado para transformar as escolas públicas de Winnetka em escolas de excelência, Washburne produziu e sistematizou saberes específicos sobre o ensino de aritmética, resultando na reestruturação dos conteúdos matemáticos, em novas práticas, novos materiais didáticos, nova relação aluno-professor-saber, novos saberes pedagógicos, de modo a garantir que o aluno seguisse seu próprio ritmo de desenvolvimento. A esse tempo, não basta mais ao professorado saber os conteúdos aritméticos e os métodos pelos quais ensiná-los, mas o que, como, por que e quando e isso depende da produção de novos saberes escolares sobre o ensino de aritmética na escola primária.

Carleton Washburne's pedagogical expertise in the production of knowledge about the teaching of arithmetic

The objective of this text is to analyze, from a historiographic perspective, the constitution of knowledge about the teaching of mathematics from the emergence of the figure of the expert in the school environment. It is specifically about analyzing the pedagogical actions of Carleton Washburne, an important American pedagogue of progressive education. For this purpose, the concepts of expertise and expert arising from the studies developed by Hofstetter et al 2017 were used as an analysis tool. The results of the analysis indicate that when invited to transform Winnetka's public schools into schools of excellence, Washburne produced and systematized specific knowledge about the teaching of arithmetic, resulting in the restructuring of mathematical contents, in new practices, new teaching materials, new student-teacher-knowledge relationship, new pedagogical knowledge, in order to ensure that the student followed his own pace of development. At this time, it is no longer enough for teachers to know the arithmetic contents and the methods by which to teach them, but what, how, why and when, and this depends on the production of new school knowledge about the teaching of arithmetic in primary school.

Keywords: Arithmetic made to mesure; Teaching individualization; Expert in education; Winnetka system; Teacher training.

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Biografia do Autor

Nara Vilma Lima Pinheiro, Universidade de São Paulo - USP

Pós-doutoranda na Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (2017). Estágio doutoral pela Université de Limoges - França (2015-2016), pelo projeto de cooperação internacional entre as agências Capes e Cofecoub. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário Sant'Anna (2006). Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), desde 2006. Integra o Núcleo Interdisciplianr de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE/USP). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: história da educação matemática, métodos de ensino; psicologia do ensino de matemática.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

PINHEIRO, Nara Vilma Lima.
A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 7, n. 2, p. 37–52, 31 Dez 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.

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