Ocorrência de Brachymeria podagrica em pupas de sarcofagídeos no estado do Maranhão

Autores

  • Cláudio Gonçalves da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.0000/rtcab.v6i2.953

Palavras-chave:

Sarcophagidae, Chalcididae, parasitóides

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar o parasitismo de Brachymeria podagrica em pupas de Oxysarcodexia thornax e Sarcodexia lambens. Realizou-se o experimento em uma área de cerrado, localizada no campus da Universidade Federal do Maranhão em Chapadinha – MA, sendo que os dípteros foram coletados por meio de armadilhas construídas com garrafas PET, as quais possuíam no terço inferior duas aberturas tipo veneziana para permitir a entrada dos insetos, onde foi depositada carne bovina moída como isca sobre uma camada de areia. Dez armadilhas foram penduradas a um metro do solo e dispostas a cinco metros uma das outras, permanecendo em campo por sete dias, quando se realizou a retirada do conteúdo e reposição do substrato. O conteúdo das armadilhas foi colocado em recipientes de plástico e encaminhado ao Laboratório de Entomologia Básica e Aplicada. As pupas foram retiradas a cada 24 horas com auxílio de peneira fina e pinça, contadas e depositadas em recipientes de vidro até a emergência das moscas e/ou dos parasitóides. Foram capturadas 80 pupas de O. thornax e 213 de S. lambens, sendo constatada uma prevalência de parasitismo de 6,25% e 14,08%, respectivamente. Relata-se com este estudo o primeiro registro de B. podagrica parasitando pupas de O. thornax e S. lambens no estado do Maranhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Gonçalves da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Agronomia/Entomologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras, Lavras - MG e graduado em Ciências Licenciatura Plena - Habilitação em Biologia pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, Itumbiara - GO. Atualmente é Professor Adjunto 1 do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA) - Campus IV e Coordenador do Curso de Ciências Biológicas, onde ministra as disciplinas de Entomologia Básica, Entomologia Aplicada e Uso Racional de Inseticidas, Biologia Parasitária, Insetos de Interesse Sanitário, Controle Biológico. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia Agrícola, Médica e Veterinária e Forense.

Downloads

Publicado

2012-11-04

Como Citar

Silva, C. G. da. (2012). Ocorrência de Brachymeria podagrica em pupas de sarcofagídeos no estado do Maranhão. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 6(2). https://doi.org/10.0000/rtcab.v6i2.953

Edição

Seção

Microbiologia e Fitopatologia