Infestações de Simulium pertinax e suas relações com o desequilíbrio ambiental em Celina, Alegre-ES

Autores

  • Daniele Soroldani Pereira FAFIA
  • Natiélia Oliveira Nogueira UFES
  • Amarilson de Oliveira Candido UFES
  • Paulo Alves UFES
  • Eliane de Queiroz Lemes UFES

DOI:

https://doi.org/10.0000/rtcab.v6i2.759

Palavras-chave:

Entomologia

Resumo

O saneamento básico é um dos mais graves problemas encontrados na sociedade contemporânea, principalmente nos países em desenvolvimento, problema esse originado do crescimento surpreendente das cidades nas últimas décadas e da falta de planejamento e estrutura para se adequar a essa mudança tão abrupta. Grandes aglomerações de pessoas vivendo em condições sanitárias precárias, sem tratamento e destinação correta para seus dejetos, e, muitas vezes com esgotos a céu aberto, proporcionando situações propícias ao aparecimento de animais que necessitam dessas condições para sobreviver. Um desses animais é o mosquito Simullium pertinax, conhecido vulgarmente como “borrachudo”, animal que é vetor de várias doenças que atingem o ser humano, causando muito incômodo e várias complicações de saúde. Nesse trabalho, pretendeu-se abordar as várias causas do aumento desordenado das populações de borrachudos decorrentes de todo esse processo antrópico, e, não menos desordenado, do qual a sociedade tem grande, ou, até mesmo total parcela de responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Soroldani Pereira, FAFIA

Bióloga com especialização em Gestão da Educação.

Natiélia Oliveira Nogueira, UFES

Engenheira Agrônoma, Mestre em Produção Vegetal, Doutoranda em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Amarilson de Oliveira Candido, UFES

Engenheiro agronomo, metrando em Produção Vegetal pela UFES.

Paulo Alves, UFES

Engenheiro Agronomo pela UFES.

Eliane de Queiroz Lemes, UFES

Graduanda em Biologia, Tecnóloga em Silvicultura, Mestrado em Ciências Florestais pela UFES.

Publicado

2012-11-04

Como Citar

Pereira, D. S., Nogueira, N. O., Candido, A. de O., Alves, P., & Lemes, E. de Q. (2012). Infestações de Simulium pertinax e suas relações com o desequilíbrio ambiental em Celina, Alegre-ES. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 6(2). https://doi.org/10.0000/rtcab.v6i2.759

Edição

Seção

Microbiologia e Fitopatologia