Avaliação da qualidade pós-colheita de alfaces minimamente processadas cultivadas em sistema hidropônico

Autores

  • Alex Guimarães Sanches Universidade Federal do Pará
  • Marielly Barros da Silva
  • Elaine Gleice Silva Moreira
  • Jaqueline Macedo Costa
  • Shirley Silva Cosme
  • Carlos Alberto Martins Cordeiro UFPA, Campus Bragança-PA

Palavras-chave:

Ciências agrárias, Tecnologia de Alimentos,

Resumo

Objetivou-se neste trabalho, avaliar o tempo de vida útil de três cultivares de alfaces oriundas de sistema hidropônico comercializadas no mercado local de modo a identificar qual variedade consegue manter ao longo do tempo de armazenamento as melhores condições de consumo. Os parâmetros físico-químicos analisados foram: perda de massa fresca, sólidos solúveis totais, acidez total titulável, pH, relação SST/ATT além de análise sensorial. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado no esquema fatorial (5x3). Foi observado ao longo do experimento perda acentuada em todas as cultivares sobre o teor de massa fresca, SST, acidez e na relação SST/ATT ao passo que os valores de pH aumentaram até o ultimo dia de avaliação. Todas as cultivares apresentaram redução quanto seu aspecto sensorial ao longo do tempo de armazenamento. Concluiu-se que a cultivar Caipira apresentou os melhores resultados, preservando suas características físico-químicas e sensoriais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Guimarães Sanches, Universidade Federal do Pará

Alex Guimarães Sanches, Enhenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Pará campus Altamira, atuando em co-orientação de estudadtes de graduação nas llinhas de tecnologia pós colheita de grãos, Frutas e hortaliças e na análise de produtividade de culturas olericolas.

Marielly Barros da Silva

Engenheira Agrônoma

Elaine Gleice Silva Moreira

Engenheira Agrônoma

Shirley Silva Cosme

Engenheira Agrônoma

Carlos Alberto Martins Cordeiro, UFPA, Campus Bragança-PA

Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia de Pesca, UFPA-Bragança

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-15

Como Citar

Sanches, A. G., Silva, M. B. da, Moreira, E. G. S., Costa, J. M., Cosme, S. S., & Cordeiro, C. A. M. (2017). Avaliação da qualidade pós-colheita de alfaces minimamente processadas cultivadas em sistema hidropônico. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 9(01). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ccaatropica/article/view/3457

Edição

Seção

Fitotecnia