Índice de maturação fisiológica em sementes de hibrido de abobrinha italiana em função da idade de colheita

Autores

  • Alex Guimarães Sanches Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Fitotecnia, Fisiologia Vegetal, Pós-colheita

Resumo

Objetivou-se neste trabalho avaliar o índice de maturação fisiológica de sementes de hibrido de abobrinha italiana cultivar F1 Novita em função da idade de colheita. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos (frutos colhidos aos 25, 30, 35, 40, 45 e 50 dias) com quatro repetições. Após serem extraídas dos frutos, as sementes foram avaliadas quanto às características fisiológicas de: teor de água, massa de mil sementes, germinação, primeira contagem de germinação, emergência de plântulas, índice de velocidade de emergência, comprimento de plântulas, matéria fresca e matéria seca de plântulas, e envelhecimento acelerado. Com o avanço do processo de maturação percebeu-se que houve incremento no vigor germinativo das sementes. A colheita realizada aos 50 dias é a mais indicada por apresentar os melhores resultados sobre a qualidade das sementes da cultivar F1 Novita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Guimarães Sanches, Universidade Federal do Pará

Alex Guimarães Sanches, Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Pará campus Altamira, atuando em co-orientação de estudadtes de graduação nas llinhas de tecnologia pós colheita de grãos, Frutas e hortaliças e na análise de produtividade de culturas olericolas.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-15

Como Citar

Sanches, A. G. (2017). Índice de maturação fisiológica em sementes de hibrido de abobrinha italiana em função da idade de colheita. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 9(01). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ccaatropica/article/view/3455

Edição

Seção

Fitotecnia