Potenciais impactos das mudanças climáticas globais sobre a agricultura

Autores

  • Wanderson Bucker Moraes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.0000/rtcab.v5i2.273

Resumo

As mudanças climáticas globais é atualmente um dos maiores paradigmas científicos. Agricultura é considerada uma atividade econômica altamente dependente das condições ambientais, especialmente as climáticas. Estima-se que qualquer alteração no clima pode alterar o zoneamento agrícola, métodos de manejo, produtividade e importância relativa das doenças e pragas. Portanto, o estudo dos potenciais impactos das mudanças climáticas sobre a agricultura tem intensificado nas últimas décadas. Segundo projeções do zoneamento agrícola e da distribuição geográfica de doenças e pragas nos cenários futuros, provavelmente haverá modificações das áreas e épocas de cultivo, bem como da importância dos problemas fitossanitários. Estima-se que o aumento do CO2 para concentrações entre 300 a 1000 ppm elevará a produtividade de algumas espécies agrícolas. No entanto, se o aumento da concentração de CO2 for acompanhado pela elevação da temperatura do ar, poderá não haver incremento no rendimento das culturas. Além disso, a frequência e a intensidade da precipitação são outros importantes fatores a ser levado em consideração, principalmente em cultivos não irrigados. Por fim, vale ressaltar que existem incertezas associados as estes modelos climáticos futuros. Adicionalmente, o desenvolvimento e adoção de medidas mitigadoras contribuíram de forma significativa para a adaptação da agricultura face às mudanças climáticas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Bucker Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui curso Técnico em Agropecuária, pela Escola Agrotécnica Federal de Alegre (EAFA-ES) em 2006. Atualmente é Acadêmico de Agronomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, manejo integrado de doenças de plantas, indução de resistência em plantas à patógenos. Tem-se dedicado ao estudo dos potenciais impactos das mudanças climáticas sobre as doenças de plantas e o emprego do silício no controle de fitopatógenos.

Publicado

2011-11-14

Como Citar

Moraes, W. B. (2011). Potenciais impactos das mudanças climáticas globais sobre a agricultura. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 5(2). https://doi.org/10.0000/rtcab.v5i2.273

Edição

Seção

Gestão, Sustentabilidade e Impacto Ambiental