Possibilidades tecnológicas para a destinação da vinhaça

Autores

  • Eduardo Maciel Laime Universidade Federal de Campina Grande
  • Pedro Dantas Fernandes
  • Dayane Cristine de Souza Oliveira
  • Epitácio de Alcântara Freire

DOI:

https://doi.org/10.0000/rtcab.v5i3.260

Palavras-chave:

Vinhoto, Fertirrigação, Poluente

Resumo

O Sistema Agroindustrial da Cana-de-açúcar é um dos mais antigos, está ligado aos principais eventos históricos e é de enorme importância ao Brasil. A vinhaça, resíduo final da fabricação do álcool etílico por via fermentativa, é também conhecida por vinhoto, restilo, caldo ou garapão, dependendo da região. Sua força poluente, cerca de cem vezes a do esgoto doméstico. Sendo assim, considerando o franco crescimento de todo setor sucroalcooleiro brasileiro, sendo a cana responsável por mais de 3,5% do PIB nacional, torna-se relevante identificar e analisar as possibilidades tecnologias e buscar inovações para a destinação da vinhaça, oriunda do processamento do etanol. Dentre as possibilidades estão: Aerobiose; A reciclagem na fermentação; Combustão da vinhaça; Disposição da vinhaça ao solo; Incineração da vinhaça; Produção de levedura a partir da vinhaça; Fertirrigação, entre outros. Com este trabalho mostrou-se que a aplicação da vinhaça na lavoura canavieira, através da fertirrigação, é uma prática altamente lucrativa e com grandes possibilidades de êxito. Tem-se a convicção de que a aplicação racional da vinhaça na cultura da cana-de-açúcar, além de eliminar o problema da poluição, virá gerar níveis de produtividade e longevidade dos canaviais compatíveis com economicidade desejada.

Palavras-chave: Vinhoto. Fertirrigação. Poluente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Maciel Laime, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro Agrônomo(UFPB, 2008); Especialista em Gestão da Agroindustria Sucro-Alcooleira(UFCG, 2010); Mestrando em Engenharia Agrícola, Irrigação e Drenagem(UFCG)

Publicado

2011-11-15

Como Citar

Laime, E. M., Fernandes, P. D., Oliveira, D. C. de S., & Freire, E. de A. (2011). Possibilidades tecnológicas para a destinação da vinhaça. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 5(3). https://doi.org/10.0000/rtcab.v5i3.260

Edição

Seção

Fitotecnia