Eficiência da Fixação Biológica de Nitrogênio na Cultura da Soja com Aplicação de Diferentes Doses de Molibdênio (Mo) e Cobalto (Co)

Autores

  • José Augusto Reis Almeida UNEB
  • Francinei de Sena Duarte da Mata
  • Tadeu Cavalcante Reis
  • Daniel Seixas Souza
  • Ithana dos Santos Mauricio

DOI:

https://doi.org/10.0000/rtcab.v5i2.212

Palavras-chave:

Nodulação, fixação simbiótica, micronutrientes.

Resumo

A eficiência da fixação biológica de N2, bem como o seu metabolismo na soja, pode ser prejudicada pela deficiência de Co e Mo. Assim, esses são aplicados normalmente via tratamento das sementes, junto com o inoculante e fungicidas, podendo sobrecarregar as bactérias fixadoras. Este trabalho objetivou analisar a eficiência da aplicação dos micronutrientes cobalto (Co) e molibdênio (Mo), via sementes e foliar, na fixação biológica de Nitrogênio  na cultura da soja. O experimento foi conduzido em campo, utilizando-se o Delineamento de Blocos Casualisados, num fatorial 3X3, sendo 3 doses de Co e Mo via sementes (0 e 0; 2,5 g ha-1 e 21 g ha-1; 5 g ha-1 e 42 g ha-1, respectivamente) e as mesmas 3 doses de Co e Mo via foliar. Observou-se um maior número de nódulos no tratamento que combinou nenhuma adubação via sementes e a maior dose via foliar. Tal comportamento também foi observado para números de vagens por planta, números de grãos por vagem, massa de 100 grãos, resultando num acréscimo de produtividade dos grãos do referido tratamento, de 748 g kg-1, em relação aos demais tratamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Reis Almeida, UNEB

Atualmente é aluno do curso de Engenharia Agronômica da UNEB-Campus IX situada em Barreiras-Ba, atuando principalmente na área - FITOTECNIA (Produção Vegetal), atuando também nas seguintes áreas: Zootecnia (Apicultura e Bovinocultura), Topoografia (Georreferenciamento de Imóveis Rurais), IRRIGAÇÃO, Elaboração e Análise de Projetos Agropecuários e Tecnologia de Alimentos.

Downloads

Publicado

2011-11-14

Como Citar

Almeida, J. A. R., Mata, F. de S. D. da, Reis, T. C., Souza, D. S., & Mauricio, I. dos S. (2011). Eficiência da Fixação Biológica de Nitrogênio na Cultura da Soja com Aplicação de Diferentes Doses de Molibdênio (Mo) e Cobalto (Co). Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 5(2). https://doi.org/10.0000/rtcab.v5i2.212

Edição

Seção

Fitotecnia