A antracnose do milho

Autores

  • Douglas Ferreira Parreira
  • Laércio Zambolim
  • Wania dos Santos Neves
  • Rodrigo Véras Costa
  • Luciano Viana Cota
  • Dagma Dionísia Silva

DOI:

https://doi.org/10.0000/rtcab.v8i1.1430

Palavras-chave:

Colletotrichum graminicola, podridão de colmo, lesões foliares.

Resumo

Resumo – A antracnose do milho causada pelo fungo Colletotrichum graminicola é uma das principais doenças da cultura no mundo. A doença, no Brasil, ocorre em todas as regiões produtoras e a sua incidência tem aumentado nos plantios de milho, principalmente nos locais onde se utiliza o plantio direto, o que acaba por favorecer o aumento de inóculo na área. Vários trabalhos foram feitos para avaliar a resistência genética e, entre todas as metodologias testadas, o uso de genótipos resistentes é considerado a maneira mais eficaz de controle, mas ainda faltam híbridos com níveis adequados de resistência no mercado. Para o uso de estratégias de manejo integrado na produção de milho faz-se necessário o estudo aprofundado da variabilidade de Colletotrichum graminicola quanto a possível ocorrência de patótipos, sendo de vital importância a busca do controle genético desta enfermidade, considerado atualmente como o mais eficiente método de controle para a doença e a medida de menor custo para o produtor. Existem híbridos com resistência à fase foliar da doença, mas essa resistência não tem correlação com a fase de colmo. Sendo assim, a escolha do material a ser plantado com a especificação de resistência a antracnose foliar ou a do colmo, em conjunto com histórico e condições climáticas da área, é de extrema importância.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Ferreira Parreira

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Experiência na linha de pós colheita em fruticultura.

Experiência em fitopatologia com condução de experimentos sobre ferrugem de café, nematóide das galhas em tomateiro, doenças de milho e sorgo com ênfase em antracnose, podridão de colmo de milho causada por Colletotrichum graminicola.

Experiência com coleção de microrganismos fitopatogênicos com isolamento e manutenção de culturas, preservação e caracterização dos isolados e das demais rotinas associadas a inoculação de organismos fitopatogênicos.

Experiência com o setor de qualidade de sementes concomitante com gestão de pessoas.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

2002-2007 Nível Superior: Agronomia - UFV (Universidade Federal de Viçosa).

2008-2009 Especialização: Proteção de Plantas - UFV

Monografia: Resistência de fungos a fungicidas inibidores de quinona (QoIs).

2007-2008 Mestrado: Fitopatologia - UFV.

Dissertação: Micobiota Fitopatogênica Associada a Planta invasora Tibouchina herbacea.

2008-2012 Doutorado: Fitopatologia -UFV.

Tese: Métodos de Inoculação e Variabilidade de Colletotrichum graminicola em milho.

Downloads

Publicado

2014-07-09

Como Citar

Parreira, D. F., Zambolim, L., Neves, W. dos S., Costa, R. V., Cota, L. V., & Silva, D. D. (2014). A antracnose do milho. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 8(1). https://doi.org/10.0000/rtcab.v8i1.1430

Edição

Seção

Microbiologia e Fitopatologia