Desempenho de sementes de girassol tratadas com inseticidas sob diferentes períodos de armazenamento

Autores

  • Hugo Almeida Dan Universidade Estadual de Maringá UEM
  • Maria Mirmes Paiva Goulart Universidade de Rio Verde, GO.
  • Lilian Gomes de Moraes Dan Universidade estadual de Maringá-UEM
  • Alessandro Guerra Silva Universidade de Rio Verde
  • Alberto Leão de Lemos Barroso Universidade de Rio Verde
  • Alessandro Lucca Braccini Universidade Estadual de Maringá
  • June Faria Scherrer Menezes Universidade de Rio Verde, GO. FESURV

DOI:

https://doi.org/10.0000/rtcab.v6i1.127

Palavras-chave:

Helianthus annuus L, germinação, vigor

Resumo

O armazenamento e a comercialização de sementes tratadas têm se tornado uma operação comumente utilizada por empresas e produtores de sementes. Objetivou-se com essa pesquisa avaliar o desempenho de sementes de girassol tratadas com inseticidas e submetidas a diferentes períodos de armazenamento. O delineamento utilizado foi inteiramente casualisado em esquema fatorial 7 x 3 com quatro repetições, correspondendo a sete tratamentos inseticidas e as sementes submetidas a três períodos de armazenamento (0, 15 e 30 dias). As sementes de girassol foram tratadas com os inseticidas thiodicarb (0,6 kg de i.a. ha-1), [imidacloprid + thiodicarb] (0,052 + 0,157 kg de i.a. ha-1), thiametoxam (0,21 kg de i.a. ha-1), acephato (0,35 kg de i.a. ha-1), imidacloprido (0,6 kg de i.a. ha-1), fipronil (0,025 kg de i.a. ha-1) e uma testemunha sem tratamento. Determinou-se a porcentagem de germinação e velocidade de emergência em leito de areia. Por meio do cultivo das plantas em casa de vegetação foram obtidos os níveis de fitotoxidade, altura de planta e massa seca acumulada. Os resultados obtidos permitiram constatar que os inseticidas [imidacloprid + thiodicarb] reduzem a germinação, quando as sementes de girassol são armazenadas por 30 dias. O vigor das sementes de girassol é negativamente afetado conforme se aumenta o período de armazenamento das sementes tratadas com os inseticidas thiodicarb e [imidacloprid + thiodicarb].

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Almeida Dan, Universidade Estadual de Maringá UEM

Engenheiro Agronomo e Bolsista (PROUNI) pela União de Escolas Superiores de Rondonópolis (2006). Pós graduado (latu-Sensu) em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Possui Mestrando em Produção Vegetal pela Univesidade de Rio Verde (FESURV), onde foi Bolsista da CAPES pelo projeto PROCAD em Parceria com a NAPD/UEM, Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é doutorando em Agronomia pela Universidades Estadual de Maringá UEM/NAPD. Realiza trabalhos de pesquisa na área de Agronomia/Fitotecnia, com ênfase em Matologia, comportamento de herbicidas no solo, Atividade residual de herbicidas sobre culturas de sucessão, biologia de plantas daninhas, adjuvantes, seletividade de herbicidas, tecnologia de aplicação de herbicidas, resistência de plantas daninhas a herbicidas, integração Lavoura-pecuária e manejo de plantas daninhas em grandes culturas no cerrado.

Maria Mirmes Paiva Goulart, Universidade de Rio Verde, GO.

Discente do Programa de Pós-Gradução em Produção Vegetal pela FESURV

Lilian Gomes de Moraes Dan, Universidade estadual de Maringá-UEM

Discente do Programa de Pós-Gradução em Agronomia pela UEM.

Alessandro Guerra Silva, Universidade de Rio Verde

Docente do Programa de Pós-Gradução em Produção Vegetal pela FESURV

Alberto Leão de Lemos Barroso, Universidade de Rio Verde

Docente do Programa de Pós-Gradução em Produção Vegetal pela FESURV

Alessandro Lucca Braccini, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Programa de Pós-Gradução em Agronomia pela UEM.

June Faria Scherrer Menezes, Universidade de Rio Verde, GO. FESURV

Docente do Programa de Pós-Gradução em Produção Vegetal pela FESURV

Downloads

Publicado

2012-06-03

Como Citar

Dan, H. A., Goulart, M. M. P., Dan, L. G. de M., Silva, A. G., Barroso, A. L. de L., Braccini, A. L., & Menezes, J. F. S. (2012). Desempenho de sementes de girassol tratadas com inseticidas sob diferentes períodos de armazenamento. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 6(1). https://doi.org/10.0000/rtcab.v6i1.127

Edição

Seção

Fitotecnia