Crescimento de mudas de sucupira-preta em diferentes substratos

Autores

  • Amanda Nogueira de Albuquerque Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque Universidade Federal de Mato Grosso
  • Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça Universidade Federal de Mato Grosso
  • Daiane de Cinque Mariano Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ricardo Shigueru Okumura Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.0000/rtcab.v7i3.1118

Palavras-chave:

Sucupira-preta, semente florestal, emergência

Resumo

Um dos empecilhos para a recomposição florestal é a produção de mudas que possam suprir a demanda de espécies nativas de reflorestamento. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de diferentes substratos na produção de mudas de Bowdichia virgilioides Kunth. O experimento foi desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso nos meses de novembro de 2008 à março de 2009. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso com quatro repetições e sete tratamentos, referentes à mistura dos substratos. Para as variáveis diâmetro do caule e altura de parte aérea observaram-se que o substratos solo de Cerrado, vermiculita + terra preta + casca de arroz carborizada (1:1:1 v/v) e areia + terra preta + casca de arroz carborizada (1:1:1 v/v) foram superiores aos demais tratamentos. Com relação à massa seca, comprimento da raiz, da parte aérea e total de mudas os substratos apresentaram resultados estatisticamente iguais. Os melhores substratos para a produção de mudas de B. virgilioides são o solo de Cerrado e vermiculita + terra preta + casca de arroz carbonizada (1:1:1 v/v).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Nogueira de Albuquerque, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, 2007. Possui Mestrado em Agricultura Tropical, área Produção e Tecnologia de Sementes, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, 2010 e título de Especialista em Processamento e Pós-colheita de Grãos e Sementes pela mesma Universidade, 2012. Título de Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior - FAMA, 2009 Atualmente é Professora do Curso de Agronomia na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Tangará da Serra, nas disciplinas Produção e Tecnologia de Sementes, Fruticultura I, Melhoramento Vegetal e Física Aplicada.

Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (1979) e doutorado em Produção e Tecnologia de Sementes em Jaboticabal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso, onde leciona no curso de Agronomia e no Programa de Pós-graduação em Agricultura Torpical. Orientadora de mestrado e doutorado.

Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça, Universidade Federal de Mato Grosso

Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça concluiu o doutorado em Agronomia (Produção e Tecnologia de Sementes) [Jaboticabal] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2003. Foi Técnico Nível Superior da Universidade Federal de Mato Grosso até 10 de julho de 2006 onde solicitou vacancia de cargo para assumir cargo de carreira do Magistério Superior, (Portaria GR 610 de 28 de junho de 2006 - concurso público para prof Classe Adjunto, Doutor, nível 1, no Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UFMT. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Tecnologia de Sementes. Em suas atividades profissionais interagiu com 74 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Daiane de Cinque Mariano, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006). Mestrado em Agronomia, área de concentração Produção Vegetal e dissertação com ênfase em Águas residuárias - UEM (2009). Doutoranda em Agronomia, área de concentração Produção Vegetal - UEM e Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Ricardo Shigueru Okumura, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2006), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente, é Professor Adjunto I da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Downloads

Publicado

2014-03-28

Como Citar

Albuquerque, A. N. de, Albuquerque, M. C. de F. e, Mendonça, E. A. F. de, Mariano, D. de C., & Okumura, R. S. (2014). Crescimento de mudas de sucupira-preta em diferentes substratos. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 7(3). https://doi.org/10.0000/rtcab.v7i3.1118

Edição

Seção

Fitotecnia