Herbários como espaços facilitadores para o processo de ensino e aprendizagem
Resumo
Os espaços de educação podem ser relacionados como espaços formais e não formais, os quais possibilitam diferentes formas de se promover atividades educacionais. O presente estudo trata-se de um ensaio teórico que tem como objetivo apresentar um levantamento das diferentes atividades de herbários de diferentes regiões do Brasil identificando suas ações enquanto espaços formais e não formais de educação. A partir das análises realizadas, foi possível identificar que herbários podem apresentar-se de maneira fluida, podendo ser considerados espaços formais e não formais de acordo com suas atividades executadas, permitindo acesso ao conhecimento científico tanto a um público acadêmico quanto leigo. Os herbários podem contribuir para diminuir o abismo entre a Universidade enquanto espaço formal e a sociedade, passando a ressignificar espaços e atuar também como espaços não formais de ensino, aliados na democratização do acesso aos conhecimentos sobre botânica para garantir a conservação da biodiversidade.
Palavras-chave
Espaço não-formal; ensino; botânica; divulgação científica
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R. Tróp.: Ci. agr. biol.
ISSN 1982-4831