A REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NOS COMERCIAIS DA “OI”: reflexos de um racismo velado

Erika Acsa de Souza Santos, Tassia Azevedo Santos Souza, Alane Regina Rodrigues dos Santos, Renata Barreto Malta

Resumo


Este artigo pretende discutir em que medida a publicidade representa crianças da raça branca e da negra de forma equitativa, considerando o espaço que ocupam em comerciais, tendo o corpus como base - vídeos publicitários randomicamente selecionados da empresa de telefonia OI. Como método, utilizamos a análise de conteúdo. Apresentamos como hipótese que ainda existe uma discrepância no que se refere à representação racial na mídia, privilegiando brancos em detrimento de negros. Fundamentamos essa pesquisa em autores que discutem representação e mídia, especialmente a relação entre raça e meios de comunicação.

Palavras-chave


Representação. Criança. Publicidade. Etnia e raça.

Texto completo:

PDF


Cambiassu Est. Comun.

ISSN 2176-5111

INDEXADORES E BASES DE DADOS