DO DIAL A WWW: A evolução do rádio a partir da noção de mídia

Autores

  • Bruna Almeida Universidade Federal do Maranhão
  • Ricardo Fernandes Universidade Federal de Pernambuco
  • Polyana Amorim Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Rádio, Mídia, Configurações, Produção, Consumo, Convergência.

Resumo

Ao compreender que as mudanças atuais com o rádio não ocorrem por acaso, esta pesquisa se preocupa em destacar as mudanças que o rádio sofre até o atual cenário. A partir da noção de mídia, apresentamos uma trajetória que se sustenta em três fases. A primeira consiste na construção do rádio enquanto veículo massivo, a segunda, por sua vez, identifica os primeiros sinais de fragmentação da mídia, o que, sob certa ordem, prepara para a emergência da terceira fase, ambientada no cenário da convergência.

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Biografia do Autor

Bruna Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Federal do Maranhão; estudante de pós-graduação pela Universidade Estácio de Sá; Técnica do Laboratório de Rádio da UFMA; é membro integrante do Grupo de Pesquisa em Estratégias Audiovisual na Convergência - G-PEAC integrado ao Núcleo de Estudos e Tecnologia (NEEC-UFMA).

Ricardo Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Comunicação pela UFPE. Membro do Grupo de pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência – GPEAC/UFMA, integrado ao Núcleo de Estudos e Estratégias e Comunicação – NEEC/UFMA.

Polyana Amorim, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela UFMA. Professora do curso de Comunicação Social da UFMA. Membro do Grupo de pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência – GPEAC/UFMA, integrado ao Núcleo de Estudos e Estratégias e Comunicação – NEEC/UFMA.

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Como Citar

ALMEIDA, Bruna; FERNANDES, Ricardo; AMORIM, Polyana.
DO DIAL A WWW: A evolução do rádio a partir da noção de mídia
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 17, 23 Dez 2015Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos