A EROTIZAÇÃO DOS CORPOS NO FORRÓ ELETRÔNICO: um estudo da recepção juvenil em Caxias-MA

Autores

  • Fábio Soares da Costa Faculdade do Médio Parnaíba - FAMEP
  • Janete de Páscoa Rodrigues Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

Corpo. Erotismo. Jovens. Mulher.

Resumo

Esta pesquisa lançou um olhar sobre a relação entre a oferta de sentidos midiáticos do forró eletrônico sobre o corpo feminino e o processo encoding/decoding (HALL, 1997) a partir de narrativas juvenis de alunos de uma escola pública estadual do ensino médio da cidade de Caxias-Ma. Metodologicamente foi utilizada a análise de conteúdo categorial (BARDIN, 2011), para analisar os conteúdos das letras do forró eletrônico das bandas “Limão com Mel”, “Furacão do Forró” e “Garota Safada”, bem como identificar os sentidos de construção do corpo feminino e suas negociações presentes na recepção juvenil, que apresentou decodificação negociadora, uma mulher plural e um corpo erotizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Soares da Costa, Faculdade do Médio Parnaíba - FAMEP

Mestre em Comunicação pelo PPGCOM da UFPI. Especialista em Supervisão Escolar pela UFRJ e Educador Físico licenciado pela UFPI. Docente da Faculdade do Médio Parnaíba – FAMEP.

Janete de Páscoa Rodrigues, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Docente do PPGCOM - Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Downloads

Como Citar

Costa, F. S. da, & Rodrigues, J. de P. (2015). A EROTIZAÇÃO DOS CORPOS NO FORRÓ ELETRÔNICO: um estudo da recepção juvenil em Caxias-MA. Cambiassu: Estudos Em Comunicação, 15(16). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3614

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa