CORPO NU: uma análise do ensaio fotográfico de nudez masculina como arte

Autores

  • Aline Cristina Azoubel Oliveira Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Thais Fernanda dos Santos Torres Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Tâmara dos Santos Cantanhêde Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Mary Aurea de Almeida Costa Everton Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Fotografia artística, corpo masculino, nudez, ensaio fotográfico.

Resumo

O corpo porta um fascínio e magia presentes nas representações de artistas clássicos e contemporâneos. Embora a representação do homem nu não seja um tema novo no universo das artes, ela foi pouco desenvolvida na fotografia artística. O Projeto, “Corpo Nu: ensaio fotográfico como arte” foi pensado para firmar caminhos de futuras produções que abordem a fotografia do nu masculino pela ótica da arte, e como produção, fomentar a análise contemplativa e a leitura poética presente nas estigmatizadas fotografias de nu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cristina Azoubel Oliveira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Estudante do 5º. Período do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Habilitação Jornalismo.

Thais Fernanda dos Santos Torres, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Estudante do 6º. Período do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Habilitação Jornalismo.

Tâmara dos Santos Cantanhêde, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Estudante do 7º. Período do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Habilitação Jornalismo.

Mary Aurea de Almeida Costa Everton, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Orientadora do artigo e ensaio fotográfico. Técnica do Laboratório de Fotografia do Departamento de Comunicação Social – UFMA. Professora do Curso de Pós-Graduação lato sensu em assessoria de comunicação: política, setor público e organizações, Faculdade São Luís (2012), Professora do Curso Comunicação Social Habilitação Publicidade e Propaganda e Administração e Marketing, Coordenadora Adjunta do curso de Comunicação Social da Habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda – Faculdade São Luis (2002-2008), Professora Substituta do Curso de Comunicação Social - UFMA das Habilitações Jornalismo, Rádio e Tv e Relações Públicas (2005- 2008); Professora dos Cursos de Comunicação Social Habilitação Publicidade e Propaganda, Marketing e Propaganda, Marketing Estratégico, Design de Moda – UniCeuma (2002-2011); Pós-Graduada em Didática Universitária FAMA (2004), 4 Graduada em Comunicação Social Habilitação Publicidade e Propaganda UniCeuma (2001), Fotógrafa profissional (1994).

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA, Aline Cristina Azoubel; TORRES, Thais Fernanda dos Santos; CANTANHÊDE, Tâmara dos Santos; EVERTON, Mary Aurea de Almeida Costa.
CORPO NU: uma análise do ensaio fotográfico de nudez masculina como arte
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 16, 1 Jul 2015Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa