RUPAUL’S DRAG RACE E SEU FANDOM: um nicho em expansão

Autores

  • Rafael Ribeiro de Castro Moraes Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Drag Queen, Reality Show, Fandom,

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o reality show Rupaul’s Drag Race, produzido pela produtora “World Of Wonders” e exibido pela emissora de TV norte americana “LogoTV”. O objetivo da pesquisa é analisar o programa como disseminador da cultura drag através de sua repercussão no âmbito da internet através do surgimento de fandons que reverberam seu conteúdo. A pesquisa terá como foco de análise dois fandons: o “Rupauls Drag Race” da rede social Reddit e o grupo do Facebook, “Interior Illusions Lounge”. Apresentando dois fóruns de internet que abordam o programa de televisão como objeto de pesquisa, a cultura de convergência ao lado da cultura participativa (Jenkins, 2008) são o foco desse estudo, que tem como perspectiva metodológica as técnicas de análise de conteúdo (BARDIM, 1977) e netnografia (AMARAL, 2001, p.5).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Ribeiro de Castro Moraes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense – UFF.

Downloads

Como Citar

Moraes, R. R. de C. (2015). RUPAUL’S DRAG RACE E SEU FANDOM: um nicho em expansão. Cambiassu: Estudos Em Comunicação, 15(16). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3611

Edição

Seção

Artigos