ANTROPOLOGIA VISUAL E DOCUMENTÁRIO: Uma análise do documentário Promises

Autores

  • Maria Elisa Swarowsky Lisboa Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave:

documentário, antropologia visual, alteridade, cotidiano, Promessas de um mundo novo.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o documentário Promises (Promessas de um mundo novo) filmado em Jerusalém entre 1995 e 2000. Para isso, será utilizada a metodologia da antropologia visual proposta por Claudina de France (2000). De acordo com a autora, a antropologia visual viabiliza o conhecimento do homem através da imagem e permite o registro do real segundo um dinamismo próprio através do qual se estabelece uma relação entre o antropólogo, a sociedade à qual ele se refere e o seu espaço. Pretende-se verificar se este documentário pode ser avaliado como resultado de um trabalho antropológico, segundo uma poética do encontro, tomando a alteridade como característica principal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elisa Swarowsky Lisboa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestranda em Comunicação visual pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Como Citar

Lisboa, M. E. S. (2015). ANTROPOLOGIA VISUAL E DOCUMENTÁRIO: Uma análise do documentário Promises. Cambiassu: Estudos Em Comunicação, 19(14). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3513

Edição

Seção

Artigos