O VISÍVEL E O ENUNCIÁVEL EM “ELA”: prólogo de um discurso futurista

Autores

  • Francisco Vieira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Palavras-chave:

Visível. Enunciado. Audiovisual.

Resumo

Este ensaio discute, a partir da irredutibilidade entre o visível e o enunciável, a constituição de um discurso futurista na obra fílmica “Ela” (2014). Dirigida por Spike Jonze, tal película retrata as (des)venturas do enlace amoroso de Theodore (Joaquin Phoenix) com o sistema operacional Samantha (voz de Scarllet Johansson). Metodologicamente, este texto inscreve-se num viés descritivo-interpretativo, prioritariamente qualitativo. Examinaremos os enunciados que circulam naquela produção cinematográfica e dão a ver, na tessitura do dispositivo audiovisual, formas através das quais o sujeito se relaciona com as tecnologias digitais, engendrando modos singulares de produção de subjetividades no entrocamento com as inúmeras mídias existentes nos dias atuais e imaginadas nas névoas do porvir, delineadas pelo tom futurista do filme.

 

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Contato Eletrônico: franciscovieirariacho@hotmail.com.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Como Citar

Silva, F. V. da. (2015). O VISÍVEL E O ENUNCIÁVEL EM “ELA”: prólogo de um discurso futurista. Cambiassu: Estudos Em Comunicação, 19(15). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3496

Edição

Seção

Ensaios