A INDÚSTRIA CULTURAL APLICADA À REVISTA BRAVO!

Autores

  • Micaela Lüdke Rossetti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

comunicação, indústria cultural, jornalismo de arte, BRAVO!.

Resumo

Uma indústria que propaga a ideologia das classes dominantes; reproduz a estrutura da sociedade capitalista; transforma a cultura em mercadoria; e padroniza e cria estereótipos ao mesmo tempo em que sente necessidade de produtos novos e individualistas. Este trabalho pretende estudar o fenômeno da indústria cultural no jornalismo de arte brasileiro, a partir de conceituações desenvolvidas pelos teóricos da Escola de Frankfurt, principalmente Theodor Adorno e Max Horkheimer, e pelo sociólogo francês Edgar Morin. Para tal, propõe-se um estudo de caso em que, através da análise de conteúdo, será explorada uma edição da revista BRAVO! com o objetivo de identificar a presença da indústria cultural na publicação.

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Biografia do Autor

Micaela Lüdke Rossetti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Acadêmica do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM – PUCRS). Bolsista CNPq. Orientador: Prof. Dr. Juremir Machado da Silva.

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Como Citar

Rossetti, M. L. (2015). A INDÚSTRIA CULTURAL APLICADA À REVISTA BRAVO!. Cambiassu: Estudos Em Comunicação, 19(15). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3494

Edição

Seção

Artigos