Comunicação da ciência nas redes sociais virtuais: uma análise das fanpages de universidades federais mineiras

Autores

  • Pedro Farnese Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG / Universidade Paulista (Unip)
  • Paulo Roberto Figueira Leal Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista (Unip)

Palavras-chave:

Comunicação da Ciência, Representações, Universidades, Redes Sociais

Resumo

O presente trabalho busca apontar formas de produção de conteúdo e apropriação de temas a partir das publicações no Facebook das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), Juiz de Fora (UFJF) e Viçosa (UFV). Usando como metodologia a análise de conteúdo, as postagens foram categorizadas e contrastadas com as metas preconizadas em seus Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI). O objetivo é verificar se as universidades utilizam a rede social para a visibilidade do conhecimento produzido e promoção da ciência.

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Biografia do Autor

Pedro Farnese, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG / Universidade Paulista (Unip)

Doutorando em Comunicação e Culturas Mídiáticas, com bolsa Capes, na Universidade Paulista (Unip). Jornalista efetivo do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora. 

Paulo Roberto Figueira Leal, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre e Doutor em Ciência Política pelo Iuperj, Brasil. Professor e pesquisador do PPGCOM da UFJF.

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista (Unip)

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Paulista (UNIP).

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

FARNESE, Pedro; LEAL, Paulo Roberto Figueira; FERNANDES, Carla Montuori.
Comunicação da ciência nas redes sociais virtuais: uma análise das fanpages de universidades federais mineiras
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 26, p. 83–99, 28 Dez 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos