Uma breve história de ressentimento, propaganda, fake news, desinformação e eleições no Brasil recente

Autores

  • Rafiza Luziani Varão Ribeiro Carvalho Universidade de Brasília

Palavras-chave:

A máquina do ódio, fake news, desinformação, eleições, Patrícia Campos Mello.

Resumo

Resenha do livro A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital (Patrícia Campos Mello, Companhia das Letras, 2020). Apresenta-se a ideia inicial da obra, sua autora e os acontecimentos relacionados a seu trabalho como jornalista, sobretudo a partir da reportagem Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp, publicada em 2018 pela Folha de S. Paulo. Em seguida, contextualiza-se a ascensão do tecnopopulismo e suas estratégias. Por fim, sintetiza-se a obra resenhada, entendendo-a como um instantâneo importante do momento político atual do Brasil, bem como das relações que hoje o poder mantém com o jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafiza Luziani Varão Ribeiro Carvalho, Universidade de Brasília

Rafiza Varão é doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2012), na área de Teoria e Tecnologias da Comunicação. Sua tese se insere na história das teorias da comunicação e resgata o pensamento do cientista político Harold Lasswell, daí o título "Harold Lasswell e o Campo da Comunicação". É mestre em Comunicação também pela Universidade de Brasília (2002), na área de Imagem e Som, onde defendeu a dissertação "Nosferatu: o imaginário de uma sinfonia de horror", com base na teoria sobre o imaginário de Gaston Bachelard. Graduou-se em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1999) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora Adjunta do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, trabalha especialmente com Teorias da Comunicação, Ética e Redação Jornalística. Coordena o projeto SOS Imprensa e é coordenadora editorial da FAC Livros. É colunista do Portal Imprensa e vice-coordenadora da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi).

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Varão Ribeiro Carvalho, R. L. (2020). Uma breve história de ressentimento, propaganda, fake news, desinformação e eleições no Brasil recente. Cambiassu: Estudos Em Comunicação, 15(26), 139–146. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/15237

Edição

Seção

Resenhas