Olhares interdisciplinares sobre gênero e jornalismo na revista Cadernos Pagu: Iara Aparecida Beleli e Karla Adriana Martins Bessa

Autores

Palavras-chave:

Karla Adriana Martins Bessa, Iara Aparecida Beleli, Jornalismo e gênero, Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu (NEG-Pagu)

Resumo

Este trabalho analisa a temática feminina no jornalismo alternativo, pela atuação do Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu (NEG-Pagu), e, por conseguinte, da revista acadêmica, Cadernos Pagu, pelos olhares das pesquisadoras Iara Aparecida Beleli e Karla Adriana Martins Bessa.  Busca-se, assim, revelar as experiências dessas investigadoras na área e como conceituam a prática do jornalismo e seu impacto social enquanto artefato de função pública, política e social. Para a execução das entrevistas, adotou-se, como base, o método da história oral aliado às técnicas jornalísticas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Victor Barros Maluly, Universidade de São Paulo/docente e pesquisador

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Estadual de Londrina (1995), Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Doutorado em Ciências da Comunicação (2002) e Livre-Docência (2016), ambos pela Universidade de São Paulo, além de Pós-Doutorado na Universidade do Minho, em Portugal (2011). Atua como professor e pesquisador na Universidade de São Paulo (USP).

Anna Flávia Feldmann, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ docente e pesquisadora

Professora do Departamento de Jornalismo da PUC-SP, com experiência no campo dos Estudos de Gênero, Práticas Jornalísticas Laboratoriais e Comunicação Alternativa. Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Especialista em Jornalismo Social e graduada em Comunicação Social, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Editora do jornal impresso Contraponto. Editora do jornal online Contraponto Digital. Ambos vinculados à PUC-SP e ao curso de Jornalismo. Áreas de pesquisa e atuação: Edição de jornal online, Edição de jornal impresso, Oficinas de texto jornalístico, Comunicação contra-hegemônica, Política e Sociedade, Estudos de Gênero e Feminismo. Experiência extras: Chefia de departamento e Orientação de TCC. Pesquisadora do grupo de estudos cadastrado pelo CNPq "Alterjor - Jornalismo Popular e Alternativo" - vinculado à ECA/USP e autora do livro "Comunicação, Gênero e Saúde: uma análise das campanhas do câncer de mama no Brasil". Ed. Atlas, 2015.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-28

Como Citar

MALULY, Luciano Victor Barros; FELDMANN, Anna Flávia.
Olhares interdisciplinares sobre gênero e jornalismo na revista Cadernos Pagu: Iara Aparecida Beleli e Karla Adriana Martins Bessa
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 26, p. 127–138, 28 Dez 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa