Limiares do estrangeiro na comunicação: a fronteira como ambivalência comunicacional entre o acolhimento e a hostilidade

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Angela Cristina Salgueiro Marques UFMG

Palavras-chave:

Estrangeiro, Comunicação, Fronteiras, Acolhimento, Hostilidade.

Resumo

Quem é o estrangeiro? Quem nunca foi estrangeiro, seja no sentido político, social ou psicológico? Este texto delineia alguns aspectos da condição do estrangeiro, destacando a fronteira e sua passagem como o momento comunicativo em que o “dentro” e o “fora”, em contato, criam a situação ambivalente do estrangeiro. O argumento se desenvolve em dois movimentos: (1) a passagem de fronteiras, que na verdade define o estrangeiro e (2) a ambivalência de viver em algum lugar sem pertencer a ele. Argumentamos que a abertura incondicional ao outro o define a partir de um encontro que expõe a diferença ao mesmo tempo em que preserva, em meio a conflitos e tensões, os espaços em que a vida se esgarça, ameaçando o rosto, a dignidade e a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero e pesquisador da Faculdade Cásper Líbero, SP. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, na Inglaterra e é autor dos livros Métodos de Pesquisa em Comunicação (Vozes, 2018),  Teoria da Comunicação (Vozes, 2009), Comunicação e Identidade (2010) e The Mediatization of Religion, publicado pela editora britânica Routledge em 2016. Publicou, em co-autoria com Ângela Marques, o livro  Ética, Mídia e Comunicação (Summus, 2018).

Angela Cristina Salgueiro Marques, UFMG

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Doutora em Comunicação Social pela UFMG. É pesquisadora do CNPq e tem pós-doutorado na Universidade Stendhal, Grenoble III, na França. É autora dos livros Apelos solidários (Intermeios, 2017), escrito com Angie Biondi; Diálogos e Dissidências: M. Foucault e J. Rancière (Appris, 2018), com Marco Aurélio Prado; e Ética, Mídia e Comunicação (Summus, 2018), com Luis Mauro Sá Martino. É organizadora do livro Vulnerabilidades, justiça e resistências nas interações comunicativas (SELO PPGCOM, 2018).

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

SÁ MARTINO, Luis Mauro; SALGUEIRO MARQUES, Angela Cristina.
Limiares do estrangeiro na comunicação: a fronteira como ambivalência comunicacional entre o acolhimento e a hostilidade
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 26, p. 66–82, 28 Dez 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos