MIDIATIZAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR: processos de significação e construção das representações dos alunos

Walcéa Barreto Alves, Lucas Lima Coaracy

Resumo


O artigo discute os diferentes enfoques sobre conceitos e processos de midiatização a partir de Stig Hjarvard e Muniz Sodré em articulação com dados de pesquisa advindos de um processo de investigação de cunho etnográfico realizado em uma escola pública. A pesquisa teve como objetivo central investigar as redes de significação configuradas nas representações sociais acerca dos conceitos e usos da tecnologia digital sob a ótica dos alunos. As análises dos dados apontaram que estão presentes nas representações elementos que configuram, nas atitudes e interações, processos de midiatização vivenciados pelos estudantes e que se repercutem na dinâmica do cotidiano escolar.

Palavras-chave


Educação; Escola; Midiatização; Mídias Digitais; Tecnologias Digitais

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 Cambiassu: Estudos em Comunicação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Cambiassu: Estudos em Comunicação

ISSN 2176-5111

INDEXADORES E BASES DE DADOS