MIDIATIZAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR: processos de significação e construção das representações dos alunos

Autores

  • Walcéa Barreto Alves Universidade Federal Fluminense
  • Lucas Lima Coaracy Universidade federal Fluminense

Palavras-chave:

Educação, Escola, Midiatização, Mídias Digitais, Tecnologias Digitais

Resumo

O artigo discute os diferentes enfoques sobre conceitos e processos de midiatização a partir de Stig Hjarvard e Muniz Sodré em articulação com dados de pesquisa advindos de um processo de investigação de cunho etnográfico realizado em uma escola pública. A pesquisa teve como objetivo central investigar as redes de significação configuradas nas representações sociais acerca dos conceitos e usos da tecnologia digital sob a ótica dos alunos. As análises dos dados apontaram que estão presentes nas representações elementos que configuram, nas atitudes e interações, processos de midiatização vivenciados pelos estudantes e que se repercutem na dinâmica do cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walcéa Barreto Alves, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói - RJ). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano/UFF. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense. Líder do Núcleo de Estudos Contemporâneos em Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS/UFF/CNPq). Integrante da Comissão Editorial da Revista Aleph Online (UFF). Graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Experiência acadêmica e profissional nas áreas de Educação e Psicologia, dentro das seguintes temáticas/ áreas de atuação: Didática, Etnografia, Psicologia da Educação, Representações Sociais e Tecnologias Educacionais.

Lucas Lima Coaracy, Universidade federal Fluminense

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC-UFF). Bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2016). Membro do Núcleo de Estudos Contemporâneos em Educação, Etnografia e Representações Sociais da Universidade Federal Fluminense (NECEERS/UFF). Pesquisa o Aluno e As Tecnologias Digitais no Cotidiano Escolar.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

ALVES, Walcéa Barreto; COARACY, Lucas Lima.
MIDIATIZAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR: processos de significação e construção das representações dos alunos
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 25, p. 243–258, 30 Jun 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa