Noticiabilidade: critérios consensuais ou afetivos? Os critérios valorativos na seleção das notícias jornalísticas

Autores

  • Fabio Luiz Witzki Universidade Tuiuti do Paraná
  • Analuce Danda Coelho Medeiros Universidade Tuiuti do Paraná
  • Carla Moraes Castello Branco UEA - Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Jornalismo. Noticiabilidade. Valores-notícia. Fusão. Junção.

Resumo

Os critérios de noticiabilidade no jornalismo, comumente aplicados no cotidiano da Comunicação, partem de valores substantivos, contextuais e de construção. Este artigo traz uma reflexão a partir da perspectiva ética e moral, ou seja, da importância atribuída ao “bem comum” na seleção do material a ser divulgado. Os autores abordam o tema a partir da perspectiva de relação jornalismo-sociedade pautada na noção de fusão (ética) e de junção (moral).

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Biografia do Autor

Fabio Luiz Witzki, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutor em Comunicação e Linguagens, Coordenador dos Cursos de Comunicação Social Jornalismo e Publicidade na Universidade Tuiuti do Paraná.

Analuce Danda Coelho Medeiros, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda em Comunicação e Linguagens pelo PPGCOM-UTP, CAPES 5. Mestre em Comunicação e Linguagens pelo PPGCOM-UTP, CAPES 5. Bacharel em Direito e Jornalismo e docente em Comunicação Social (graduação e pós-graduação). Autora de livros na área. 

Carla Moraes Castello Branco, UEA - Universidade do Estado do Amazonas

Doutoranda em Comunicação e Linguagens pelo PPGCOM-UTP, CAPES 5. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bacharel em Jornalismo e docente em Comunicação Social

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

WITZKI, Fabio Luiz; MEDEIROS, Analuce Danda Coelho; CASTELLO BRANCO, Carla Moraes.
Noticiabilidade: critérios consensuais ou afetivos? Os critérios valorativos na seleção das notícias jornalísticas
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 25, p. 71–79, 30 Jun 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos