PRÁTICAS DE CHECAGEM DE FATOS NO BRASIL: os sites de fact-checking e a participação dos indivíduos em rede

Autores

Palavras-chave:

Checagem de fatos, Acesso à informação, Transparência, Indivíduos em rede

Resumo

O artigo tem por objetivo contextualizar as práticas de checagem de fatos, considerando a atuação dos sites de fact-checking e a participação dos indivíduos em rede. Em âmbito mundial, são apresentados FactCheck.org, Fact Checker e PolitiFact. Com foco no Brasil, são realizados um mapeamento das dez iniciativas ativas, segundo o Duke Reporters 'Lab, e uma apresentação da Agência Lupa e do Aos Fatos, signatários do código de princípios da International Fact Checking Network (IFCN), que indica os métodos utilizados e as formas de incentivo à cooperação dos usuários. Acredita-se que a pesquisa possa contribuir para o debate acerca das práticas democráticas que permeiam a comunicação digital no contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Grieco Cabral de Mello Vetritti, Universidade de São Paulo

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Pesquisadora Associada do Observatório da Cultura Digital do Núcleo de Pesquisa para Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação - Escola do Futuro - USP. Pesquisadora filiada à Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação - ABPEducom. Sócia da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

VETRITTI, Fabiana Grieco Cabral de Mello.
PRÁTICAS DE CHECAGEM DE FATOS NO BRASIL: os sites de fact-checking e a participação dos indivíduos em rede
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 25, p. 52–70, 30 Jun 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos