REPRESENTATIVIDADE NEGRA FEMININA NA PUBLICIDADE NO COMBATE AO RACISMO

Suelen de Aguiar Silva, Thamires Ferreira Carpi

Resumo


Estudo sobre a representatividade negra feminina em filmes publicitários brasileiros. Os principais objetivos são apresentar essa representatividade no combate ao racismo e observar a imagem da mulher negra nas peças analisadas. Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa bibliográfica com base em autoras negras feministas, como Lélia Gonzalez e Djamila Ribeiro. Bem como o aporte da semiótica de Lúcia Santaella para a análise dessas peças. Os principais resultados apontam uma mudança na representação da mulher negra na publicidade. Concluímos que,  apesar dessa mulher estar ganhando visibilidade no contexto das minorias, a publicidade se faz essencial na formação de uma representatividade mais democrática.


Palavras-chave


Representatividade feminina; Racismo; Publicidade; Feminismo negro; Interseccionalidade.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 Cambiassu: Estudos em Comunicação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Cambiassu: Estudos em Comunicação

ISSN 2176-5111

INDEXADORES E BASES DE DADOS