As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português

Bruno Barbosa Sousa, Annaelise Fritz Machado, Carla Martins Igreja, Joana Gomes Campos

Resumo


As redes sociais assume, cada vez mais, um papel determinante na comunicação das empresas, dos territórios e das marcas. Verificando-se uma importância crescente no mundo empresarial (e, em específico, no setor do turismo) em estar presente no ambiente online, torna-se relevante perceber que tipo de atuações apresentam melhores resultados nos consumidores (i.e. turistas). Por outro lado, o início do ano 2020 foi fortemente marcado pelo novo coronavírus (covid-19) e os efeitos (negativos) na generalidade das indústrias e setores de atividade. Em específico, o turismo é um dos principais motores da economia nacional (i.e. Portugal) que foi fortemente afetado pela pandemia e pelas fragilidades ao nível da saúde pública. Por conseguinte, o presente manuscrito pretende compreender de que forma as redes sociais desempenham um papel importante no combate aos efeitos negativos do covid-19 em contextos de turismo. Serão apresentados alguns casos ilustrativos do contexto português, relativamente à comunicação em contextos online, como boas práticas (i.e. benchmarking) por parte dos territórios e destinos turísticos em Portugal. No final, serão apresentadas algumas limitações do estudo e serão apresentadas linhas de investigação para o futuro. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o turismo (i.e. gestão de territórios) e para o marketing (i.e. comunicação online).


Palavras-chave


covid-19, redes sociais, comunicação online, turismo

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ISSN 2176-5111

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