OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS COMO EXPERIÊNCIA SENSÍVEL, POLÍTICA E PEDAGÓGICA

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Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal desvendar a função pedagógica e social dos anúncios publicitários. A tentativa é ir à contramão de um discurso funcionalista e de crítica pessimista sobre a publicidade, na maioria das vezes ligado ao seu caráter sedutor e persuasivo. Neste texto, nos debruçamos em torno das questões estéticas, políticas e pedagógicas para problematizar sobre a capacidade de agenciamento da comunicação publicitária e seus anúncios sobre problemas sociais. Sugerimos ainda discutir sobre a comunicação por aisthesis como alternativa para mobilizar o cotidiano para o sensível, para os afetos, dialogando com uma pequena empiria. Afetação trabalhada aqui a partir do conceito de afeto de Spinoza que compreende afeto como ação, pulsação, indo além da definição comum que o restringe a ideia de sentimento.  A partir da reflexão teórico-empírica, consideramos que a intenção dos anúncios é a de tirar o sujeito do estado de anestesiamento, de inércia, de inafetação e afetar por meio do sensível e do político, afetações que se deram por meio de rompimentos, fissuras, brechas de incômodo e campos de tensão. Mais do que uma comprovação a investigação lança-se como uma hipótese a ser esmiuçada.

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Biografia do Autor

Danilo Postinguel, Centro Universitário FMU I FIAMFAAM

Doutor e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP); pesquisador do grupo JUVENÁLIA: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo (ESPM-CNPq); professor do Centro Universitário FMU I FIAMFAAM, no curso de Publicidade e Propaganda.

Thiago Tavares das Neves

Pós-doutor em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM/SP. Doutor e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Possui graduação em Rádio e TV e em Jornalismo (2011) também pela UFRN. Vice coordenador do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Culturas Urbanas" da INTERCOM (2019-2020). Pesquisador do grupo JUVENÁLIA : questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo (ESPM-CNPq).

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

POSTINGUEL, Danilo; NEVES, Thiago Tavares das.
OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS COMO EXPERIÊNCIA SENSÍVEL, POLÍTICA E PEDAGÓGICA
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 25, p. 36–51, 30 Jun 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

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Artigos