TAMBOR DE CRIOULA COMO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO: negociações contemporâneas

Autores

  • Letícia Conceição Martins Cardoso Universidade Federal do Maranhão
  • José Ernane Vieira de Moura Júnior Universidade Federal do Maranhão
  • Thalia França Gonçalves Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Tambor de Crioula, Mediações, Resistência negra.

Resumo

O artigo apresenta a expressão cultural do Tambor de Crioula, em São Luís do Maranhão, como uma prática de comunicação, cujas mediações com setores políticos e econômicos geram novos sentidos para os sujeitos-brincantes. O Tambor de Crioula representa a resistência do povo negro, que reelabora seus saberes e fazeres tradicionais num processo de negociação com os poderes hegemônicos. À luz da teoria das mediações (MARTÍN-BARBERO, 2008), buscamos compreender essas configurações a partir da contextualização histórica da manifestação, fruto de hibridismos entre a religiosidade africana e o catolicismo, e de pesquisa de campo junto ao grupo Tambor de Crioula de Mestre Felipe.

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Biografia do Autor

Letícia Conceição Martins Cardoso, Universidade Federal do Maranhão

 

Departamento de Comunicação Social – UFMA. Mestre em Ciências Sociais / Doutora em Comunicação

José Ernane Vieira de Moura Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Políticas Públicas / UFMA. Graduado em Jornalismo / UFMA

Thalia França Gonçalves, Universidade Federal do Maranhão

Estudante de Graduação - Jornalismo / UFMA. Bolsista de Iniciação Científica

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

CARDOSO, Letícia Conceição Martins; JÚNIOR, José Ernane Vieira de Moura; GONÇALVES, Thalia França.
TAMBOR DE CRIOULA COMO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO: negociações contemporâneas
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 24, p. 142–163, 27 Dez 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos