REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA NO CINEMA: uma análise do protagonismo infantil em filmes estrangeiros indicados ao Oscar

Autores

  • Jéssica Frazão Universidade de São Paulo (ECA/USP)
  • Rafael Bona Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Palavras-chave:

Infância. Cinema. Personagem. Cultura.

Resumo

Este artigo examina as representações da infância no cinema, considerando a forma com que os personagens infantis refletem e compreendem o mundo, junto a um corpus analítico que prioriza o protagonismo da criança. A metodologia utilizada envolveu análise fílmica, aplicada aos filmes Central do Brasil (1998), Filhos do Paraíso (1998) e A vida é bela (1997), todos indicados ao Oscar no ano de 1997, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Desta forma, observou-se que, ao comparar a representação da meninice em três filmes oriundos de nacionalidades e culturas diferentes, tanto semelhanças quanto diferenças foram estabelecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Frazão, Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), na linha de História, Teoria e Crítica. 

Rafael Bona, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP). Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

FRAZÃO, Jéssica; BONA, Rafael.
REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA NO CINEMA: uma análise do protagonismo infantil em filmes estrangeiros indicados ao Oscar
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 24, p. 115–127, 27 Dez 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos