A DESFAMILIARIZAÇÃO DAS ANACRONIAS NA NARRATIVA DO FILME A CHEGADA

Autores

  • Heloísa Maria Ferreira Torres Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Alex Damasceno Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

A Chegada. Flashback. Anacronia. Poética Histórica. Narratologia.

Resumo

Este artigo aborda o uso do flashback no filme A Chegada, tendo como principais aportes teórico-metodológicos a Poética Histórica e o Neoformalismo, de Bordwell e Thompson, e a Narratologia, de Genette. O foco da análise é a classe do tempo na narrativa, a partir dos conceitos de anacronia e anisocronia e suas diferentes figuras. Discutimos como o filme desfamiliariza o flashback, ao utilizá-lo com uma função diferente do habitual, alcançando o efeito pretendido de desorientar o espectador, sem romper, todavia, com os princípios do cinema clássico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloísa Maria Ferreira Torres, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduanda no Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Produção Artística (Pibipa), do ICA-UFPA.

Alex Damasceno, Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor Adjunto da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA), com atuação no curso de Cinema e Audiovisual. Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

Torres, H. M. F., & Damasceno, A. (2019). A DESFAMILIARIZAÇÃO DAS ANACRONIAS NA NARRATIVA DO FILME A CHEGADA. Cambiassu: Estudos Em Comunicação, 14(24), 88–99. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/13141

Edição

Seção

Artigos