AS FONTES DE NEGOCIAÇÃO DE PAZ NA COLÔMBIA EM O ESTADO DE S. PAULO

Autores

  • Angela Zamin Universidade Federal de Santa Maria
  • Simone Philipsen Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Jornalismo internacional. Fontes. Colômbia. O Estado de S. Paulo. Análise de Conteúdo.

Resumo

O artigo é resultado de investigação acerca das fontes acionadas por O Estado de São Paulo durante as negociações de paz na Colômbia. O ponto de partida para a pesquisa foi um mapeamento de todos os textos informativos publicados na editoria de Internacional do jornal de referência brasileiro durante o período 2012-2017, 377 no total. Por meio de um Protocolo de Análise de Fontes, elaborado com base na proposição de Fonseca Junior (2009), e partindo do estudo de fontes de Santos (1997), chegamos a 833 fontes divididas em cinco categorias. Por fim, identificamos a preferência por fontes governamentais sobre não governamentais, por especialistas sobre testemunhas, por fontes do gênero masculino sobre as do gênero feminino e, finalmente, por meios-fonte sobre agências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Zamin, Universidade Federal de Santa Maria

Jornalista. Professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen. Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos). Líder do Resto - Laboratório de Práticas Jornalísticas (CNPq/UFSM).

Simone Philipsen, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen. Bolsista PIBIC CNPq (2016-2017; 2017-2018)

Downloads

Publicado

2019-07-03

Como Citar

ZAMIN, Angela; PHILIPSEN, Simone.
AS FONTES DE NEGOCIAÇÃO DE PAZ NA COLÔMBIA EM O ESTADO DE S. PAULO
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 23, p. 100–116, 3 Jul 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa