A LEGITIMIDADE DE JULIA PETIT NO YOUTUBE: reflexões sobre a relação entre mídia e mercado no canal Petit Comitê

Caio Franco Franco da Costa, Tamires Coêlho

Resumo


Este artigo apresenta uma análise acerca do canal de vídeos Petit Comitê e da youtuber Julia Petit, sua criadora, à luz do conceito de legitimidade. Focamos nas relações entre mídia e mercado que envolvem a youtuber em seu processo de legitimação. Compreendemos que a demarcação histórica de Julia Petit, que foi publicitária, apresentadora de programas televisivos e também colunista da revista Contigo, interfere na possibilidade de criação do Petit Comitê. Constatamos que o canal do YouTube se legitima como ferramenta para veiculação de ideias alinhadas à cultura do consumo e que o posicionamento de Julia Petit é pensado estrategicamente, de maneira que possa veicular e vender aquilo que seus anunciantes desejam.


Palavras-chave


Julia Petit; Petit Comitê; Webcelebridade; YouTube; Legitimidade.

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Cambiassu Est. Comun.

ISSN 2176-5111

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