UMA VISÃO CRÍTICA DO DISCURSO MIDIÁTICO DE UM PROGRAMA DA TV FRANCESA SOBRE OS ATENTADOS TERRORISTAS EM PARIS

Autores

  • Talita Souza Magnolo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Janaina Cardoso da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Televisão. Sensacionalismo. França. Ataque terrorista. Literacia.

Resumo

O artigo propõe a análise de um programa de televisão exibido pelo canal francês France2 que revive, um ano depois, detalhes dos ataques terroristas que marcaram o dia 13 novembro de 2015, em Paris. O objetivo é, através de uma visão crítica, discutir a opção da produção pela utilização de elementos típicos de filmes e a construção de uma narrativa que chocou os telespectadores. Será debatida a necessidade de refletirmos sobre o poder, cada vez maior, da televisão enquanto disseminadora de conteúdos sociais e culturais e suas respectivas ressignificações, que podem impactar uma sociedade, através de uma linguagem sensacionalista, disseminação do medo, da insegurança na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Souza Magnolo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Comunicação pela UFJF, Mestre em Comunicação pela UFJF, Pós-Graduada em Marketing e Negócios pela UFJF, Bacharela em Publicidade e Propaganda pelo CES/JF. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) Comunicação, Cidade e  Memória.

Janaina Cardoso da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Downloads

Publicado

2019-07-04

Como Citar

Magnolo, T. S., & Silva, J. C. da. (2019). UMA VISÃO CRÍTICA DO DISCURSO MIDIÁTICO DE UM PROGRAMA DA TV FRANCESA SOBRE OS ATENTADOS TERRORISTAS EM PARIS. Cambiassu: Estudos Em Comunicação, 14(23), 85–99. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/11763

Edição

Seção

Artigos