JORNALISMO E HISTÓRIA - APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS: o conflito na Síria em reportagem da BBC Brasil

Autores

  • Marcio Barbosa Norberto Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Karina Woitowicz Janz Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

, História, Conhecimento, Migração.

Resumo

Busca-se nos limites deste artigo traçar um panorama a respeito dos pontos de encontro entre Jornalismo e História. Realiza-se uma abordagem que possa revelar, a partir da aproximação entre estes dois campos, uma forma de conhecimento. O artigo traz algumas conceituações sobre o campo da História e o seu desenvolvimento em termos de “História do presente”, com vistas a atender novas demandas sociais. Na vertente do Jornalismo, busca-se apresentar seu potencial como fonte historiográfica e narração de uma história do presente. O corpus empírico foi retirado da página eletrônica da BBC Brasil com o título: “Oito capítulos para entender a crise na Síria, que dura mais de 4 anos”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Barbosa Norberto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), Especialista em Gestão Cultural (Faculdades Senac), Especialista em Comunicação, cultura e arte (PUC/PR) e Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil/Curitiba/PR).

Karina Woitowicz Janz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Ciências Humanas. Professora do curso de Jornalismo e do PPG – Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2019-07-04

Como Citar

NORBERTO, Marcio Barbosa; JANZ, Karina Woitowicz.
JORNALISMO E HISTÓRIA - APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS: o conflito na Síria em reportagem da BBC Brasil
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 23, p. 60–71, 4 Jul 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos