Sobre a Revista

A Cambiassu: Estudos em Comunicação não cobra custos relativos a submissão, processamento e publicação de artigos.

 

NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

1. A revista Cambiassu aceita artigos, ensaios, relatos de pesquisa, entrevistas e resenhas para publicação, desde que tratem do campo da Comunicação e sejam inéditos. Consideramos trabalhos publicados exclusivamente em anais de evento como materiais inéditos, desde que sejam uma versão aprimorada e apresente a informação, em nota de rodapé, de em quais Anais o trabalho foi publicado.

1.1 As entrevistas devem ser realizadas com pesquisadores(as) ou pessoas de saber público e notório da área de Comunicação e afins.

1.2 As resenhas podem ser feitas a partir de obras impressas, sonoras, multimídia ou audiovisuais.

2. A publicação dos trabalhos dependerá de decisão da Comissão Editorial, após a recepção dos pareceres dos trabalhos enviados. Pareceristas ad hoc podem ser consultados, se necessário. É adotado o sistema de parecer duplo-cega: o parecerista não é informado sobre a autoria do texto avaliado e o(a) autor(a) não é informado(a) sobre a identidade do parecerista.

3. A apresentação dos originais deve observar as seguintes orientações:

3.1 Os originais devem ser enviados, exclusivamente, pelo endereço https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/about/submissions, seguindo-se as regras para a submissão de trabalhos.

3.2 A revista publica trabalhos de doutores. Trabalhos de mestres, mestrandos(as) e doutorandos(as) somente participarão da seleção em coautoria com um(a) doutor(a). Alunos(as) graduandos(as) participantes de projetos de Iniciação Científica podem enviar materiais, desde que assinem em coautoria com um(a) professor(a) doutor(a) orientador(a) da pesquisa. Um mesmo autor ou coautor não pode publicar em duas edições seguidas da revista.

3.3 Os trabalhos devem ser digitados em Arial, corpo 12, espaço 1,5 entre linhas, com extensão de 25 a 30 mil caracteres sem espaços para artigos; de 20 a 25 mil caracteres sem espaços para ensaios; de 20 a 25 mil caracteres sem espaços para relatos de pesquisas e entrevistas; de 15 a 20 mil caracteres sem espaços para resenhas. Em todos os casos, a contagem dos caracteres exclui as páginas destinadas às referências e anexos. Os trabalhos devem ser enviados em um único arquivo, sem identificação de autoria de qualquer natureza, em .doc ou .docx. As páginas não devem ser numeradas e não poderão ser utilizadas identificações como brasões e marcas d’águas de qualquer instituição.

3.4 Os dados de identificação da autoria são obrigatórios, com, no máximo, 350 caracteres sem espaço, e deverão ser indicados exclusivamente em campos específicos do sistema de submissão, no processo de cadastramento de autores(as) e inscrição de trabalhos. Os dados submetidos no cadastramento serão usados para a identificação de autoria (no formato de biografia) no caso de publicação de trabalho na revista. Os dados de identificação devem incluir a filiação institucional, a titulação e a indicação de bolsas de financiamento de pesquisa. É obrigatório que, nos dados de identificação, esteja o e-mail do(s) autor(es) que será, necessariamente, publicado. 

3.5 Os trabalhos devem ser enviados com título e subtítulo (se houver), com o máximo de 140 caracteres sem espaços; resumo mínimo de 400 e máximo de 600 caracteres sem espaços; e com três a cinco palavras-chave. Título, subtítulo (se houver), resumo e palavras-chaves devem também ser apresentados em inglês, obedecendo à mesma quantidade de caracteres. Tais informações devem ser enviadas em campo específico disponibilizado no processo de inscrição no sistema e constar no arquivo em .doc ou .docx a ser enviado.

3.6 As notas explicativas devem ser feitas no sistema de notas de rodapé e as citações pelo formato autor/data. Todo o material deve ser apresentado de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a saber:  NBR 6022  - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica;  NBR 10520 – Citações em documentos; NBR 6023 – Referências; NBR 6028 – Resumo; NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento; e para apresentação de tabelas adotar IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

3.7 A utilização de imagens em trabalhos deve ser avaliada em sua quantidade em coerência com as necessidades do material apresentado. Imagens não contam como caracteres sem espaço, não impactando no tamanho do texto apresentado.

3.8 As imagens de que tratam o item 3.7 deverão ser encaminhadas no mesmo arquivo do texto e no local adequado para a sua publicação, não podendo todo o arquivo, com texto e imagens, ter tamanho maior do que 2MB.

3.9 Os arquivos referentes ao texto que será inscrito para concorrer à publicação deverão ter como nome o título do trabalho, ainda que de forma resumida.

3.10 O autor deverá enviar, necessariamente e no momento do cadastro na revista, seus contatos telefônicos e de e-mail sob risco de exclusão da seleção. A equipe editorial entrará em contato com os(as) autores(as) via e-mail.

3.11 As submissões só serão efetivadas após a confirmação enviada via sistema. Os aceites ou não dos trabalhos submetidos são enviados a todos os(as) autores(as) requerentes.

3.12 No caso de trabalhos coletivos, o(a) autor(a) que efetuar a inscrição, considerado o(a) requerente, será o primeiro listado entre os demais autores(as) no corpo do trabalho que for publicado.

3.13 A identificação dos demais autores(as) citados(as) no item anterior será de responsabilidade do(a) requerente, a ser feita em campo específico disponibilizado na revista "Incluir Coautor" no processo de submissão de trabalhos para a revista Cambiassu.

3.14 A não observância a qualquer uma das regras aqui descritas implicará na recusa do trabalho.

4. Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista Cambiassu pertencem aos autores(as) e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Como a Cambiassu é um periódico de acesso livre, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e sem nenhum tipo de fim comercial.

5. A equipe editorial comunicará ao(s) autor(es) se o trabalho foi aceito sem restrições, aceito com sugestão de alteração ou recusado. No caso de ser aceito com sugestões de alteração, a comissão editorial dará um prazo para que o(s) autor(es) faça(m) as modificações solicitadas e envie(m) novamente o arquivo do trabalho (em .doc ou .docx) para avaliação.  Após as correções feitas na fase de pareceres, são realizadas revisões de linguagem e das normas da ABNT efetuadas pela revista. As mesmas visam apenas a correção de eventuais desvios não percebidos por autores e pareceristas, para efeito de edição/publicação, não servindo para corrigir erros apontados aos(às) autores(as) quando da avaliação dos trabalhos e porventura não corrigidos. Nesta fase, os autores podem ser convocados a sanar problemas encontrados na revisão. Em qualquer etapa das correções solicitadas é possível ainda a recusa da publicação por parte da equipe editorial caso esta entenda que as modificações não foram suficientes para garantir a publicação do material. O prazo para a realização das modificações solicitadas não deverá ultrapassar o cronograma estabelecido nesta chamada de trabalhos, salvo alterações eventualmente divulgadas pelos editores.

5.1 Todas as etapas do processo de produção da revista Cambiassu - da submissão de trabalhos até a publicação - serão confirmadas pelo sistema ou via e-mail pela equipe editorial aos participantes.

6. Qualquer tentativa de burla às normas de publicação da revista Cambiassu que sejam percebidas serão encaminhadas à Procuradoria Jurídica da Universidade Federal do Maranhão a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis.

7. Para contatos com os(as) editores(as), escrever para revistacambiassu@ufma.br 

8. Os prazos indicados nas chamada podem ser alterados, desde que os motivos sejam justificados à Comissão Editorial pelos editores da publicação.

8.1 Os trabalhos que forem apresentados fora dos prazos de recepção indicados nas chamadas de trabalho semestrais poderão ser mantidos para concorrerem na seleção posterior, por anuência do(s) autor(es) após contato feito pela equipe editorial.