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Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

A Cambiassu: Estudos em Comunicação não cobra custos relativos a submissão, processamento e publicação de artigos.
 

REVISTA CAMBIASSU

Chamada de Trabalhos

 

 

A Cambiassu – publicação on-line semestral de estudos em Comunicação do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – está recebendo ensaios, artigos, entrevistas e resenhas para seu próximo número, a ser lançado em dezembro de 2020.
 
A revista Cambiassu visa a divulgação de pesquisas e estudos na sua área de interesse – Comunicação Social – e aceita trabalhos inéditos para publicação. Foca-se em questões relacionadas ao campo da Comunicação e seus mecanismos de produção, distribuição e consumo.

Serão aceitos textos inéditos em português – permitindo-se até 4 (quatro) autores por trabalho, incluindo, quando for o caso, o orientador do trabalho – que serão avaliados, sem identificação, por pareceristas com experiência de ensino e pesquisa na área da comunicação. membros do Conselho Consultivo. Cada autor poderá enviar o máximo de dois trabalhos, sendo um individual e um em coautoria.
 
O trabalho original deverá ser submetido exclusivamente pelo endereço http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/index, no período de 10 de agosto a 30 de setembro de 2020. Após a recepção do material e análise dos pareceristas da revista, os editores responsáveis entrarão em contato com os(as) autores(as) até o dia 05 de novembro de 2020 para a divulgação dos aceites. As datas e horários respeitam o fuso horário da cidade sede da publicação (São Luís, MA).


NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS:
 
1. A revista Cambiassu aceita artigos, ensaios, relatos de pesquisa, entrevistas e resenhas para publicação, desde que tratem do campo da Comunicação e sejam inéditos. Consideramos trabalhos publicados exclusivamente em anais de evento como materiais inéditos, desde que sejam uma versão aprimorada e apresente a informação, em nota de rodapé, de em quais Anais o trabalho foi publicado.

1.1 As entrevistas devem ser realizadas com pesquisadores(as) ou pessoas de saber público e notório da área de comunicação e afins.

1.2 As resenhas podem ser feitas a partir de obras impressas, sonoras, multimídias ou audiovisuais.

2. A publicação dos trabalhos dependerá de decisão da Comissão Editorial, após a recepção dos pareceres dos trabalhos enviados. Pareceristas ad hoc podem ser consultados, se necessário. É adotado o sistema de parecer duplo cego: o parecerista não é informado sobre a autoria do texto avaliado e o(a) autor(a) não é informado(a) sobre a identidade do parecerista.

3. A apresentação dos originais deve observar as seguintes orientações:

3.1 Os originais devem ser enviados, exclusivamente pelo endereço http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/index, seguindo-se as regras para a inscrição de trabalhos.

3.2 Serão aceitos trabalhos de doutores(as). Mestres, mestrandos(as) e doutorandos(as) podem submeter materiais à revista em coautoria com um(a) doutor(a). Alunos(as) graduandos(as) participantes de projetos de Iniciação Científica podem enviar materiais, desde que assinem em coautoria com um(a) professor(a) doutor(a) orientador(a) da pesquisa. Um mesmo autor ou coautor não pode publicar em duas edições seguidas da revista.
 


3.3 Os trabalhos devem ser digitados em Arial, corpo 12, espaço 1,5, com extensão de 25 a 30 mil caracteres sem espaços para artigos; até 25 mil caracteres sem espaços para ensaios; de 20 a 25 mil caracteres sem espaços para relatos de pesquisas e entrevistas; de 15 a 20 mil caracteres sem espaços para resenhas, excluídas as páginas destinadas às referências e anexos. Os trabalhos devem ser enviados em um único arquivo, sem identificação de autoria de qualquer natureza, em .doc ou .docx ou similares. As páginas não devem ser numeradas e não poderão ser utilizadas identificações como brasões e marcas d’águas de qualquer instituição.

3.4 Os dados de identificação do(s) autor(es) são obrigatórios, com, no máximo, 150 caracteres sem espaço, e deverão ser indicados exclusivamente em campos específicos do sistema de submissão, no processo de cadastramento de autores e inscrição de trabalhos. É recomendado que os dados de identificação incluam a filiação institucional, titulação e indicação de bolsas de financiamento de pesquisa. É obrigatório que, nos dados de identificação, esteja o e-mail do(s) autor(es) que será, necessariamente, publicado.

3.5 Os trabalhos devem ser enviados com título e subtítulo (se houver), com o máximo de 140 caracteres sem espaços; resumo mínimo de 400 e máximo de 600 caracteres sem espaços; e com três a cinco palavras-chave. Título, subtítulo (se houver), resumo e palavras-chaves devem também ser apresentados em inglês, obedecendo à mesma quantidade de caracteres. Tais informações devem ser enviadas em campo específico disponibilizado no processo de inscrição no sistema e constar no arquivo em .doc ou .docx ou similares a ser enviado.

3.6 As notas explicativas devem ser feitas no sistema de notas de rodapé e as referências bibliográficas das citações pelo formato autor/data. Todo o material deve ser apresentado de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para textos acadêmicos.

3.7 Trabalhos que utilizem imagens devem pensar em sua quantidade em coerência com as necessidades do material apresentado. Imagens não contam como caracteres sem espaço, não impactando no tamanho do texto apresentado.


3.8 As imagens de que tratam o item 3.7 deverão ser encaminhadas no mesmo arquivo do texto e no local adequado para a sua publicação, não podendo todo o arquivo, com texto e imagens, ter tamanho maior do que 2MB.

3.9 Os arquivos referentes ao texto que será inscrito para concorrer à publicação deverão ter como nome o título do trabalho, ainda que de forma resumida.

3.10 O autor deverá enviar, necessariamente e no momento do cadastro no Portal de Periódicos da UFMA, seus contatos telefônicos e de e-mail sob risco de exclusão da seleção. Os editores entrarão em contato com os autores preferencialmente via e-mail.

3.11 As inscrições só serão efetivadas após a confirmação enviada via sistema e, caso restem dúvidas, por e-mail enviados pelos editores. Os aceites ou não dos trabalhos inscritos são enviados a todos os autores requerentes.

3.12 No caso de trabalhos coletivos, o autor que efetuar a inscrição, considerado o autor requerente, será o primeiro listado entre os demais autores no corpo do trabalho que for publicado.

3.13 A identificação dos demais autores citados no item anterior será de responsabilidade do autor requerente, a ser feita em campo específico disponibilizado no Portal de Periódicos da UFMA no processo de inscrição de trabalhos para a revista Cambiassu.

4. Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista Cambiassu pertencem aos autores e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Como a Cambiassu é um periódico de acesso livre, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e sem nenhum tipo de fim comercial.

5. Os editores comunicarão ao(s) autor(es) se o trabalho foi aceito sem restrições, aceito com sugestão de alteração ou recusado. No caso de ser aceito com sugestões de alteração, a Comissão Editorial dará um prazo para que o(s) autor(es) faça(m) as modificações solicitadas e envie(m) novamente - e exclusivamente - o arquivo do trabalho (em .doc, .docx ou similares) para avaliação, sendo possível ainda a recusa da publicação por parte do Conselho Editorial caso este entenda que as modificações não foram suficientes para garantir a publicação do material. O prazo para a realização das modificações solicitadas pelos pareceristas não deverá ultrapassar cinco dias úteis.

5.1 Todas as etapas do processo de produção da revista Cambiassu - da inscrição de trabalhos até a publicação - serão confirmados pelo sistema ou via e-mail pelos editores aos participantes, condição que garantirá que as correspondências enviadas pelos candidatos foram efetivamente recebidas, prevenindo-se eventuais problemas no trânsito dos documentos por via eletrônica.

6. Qualquer tentativa de burla às normas de publicação da Revista Cambiassu que sejam percebidas pelos editores e/ou pela Comissão Editorial ou Conselho Consultivo da revista serão encaminhadas à Procuradoria Jurídica da Universidade Federal do Maranhão a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis.

7. Para contatos com os editores, escrever para revistacambiassu@gmail.com ou ainda para:

Prof. Dr. Carlos Agostinho A. de M. Couto - carlos.couto@ufma.br
Profa. Dra. Larissa Leda Fonseca Rocha - larissa.leda@ufma.br
Profa. Dra. Flávia de Almeida Moura - flavia.moura@ufma.br
Prof. Dr. Ramon Bezerra Costa - ramon.bezerra@ufma.br
Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Sociais.
Av. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga. CEP: 65080-805. São Luís/MA/Brasil.
Telefone: +55 98 3272-8430
E-mail: revistacambiassu@gmail.com

8. Os prazos indicados nesta chamada podem ser alterados, desde que os motivos sejam justificados à Comissão Editorial pelos editores da publicação.

8.1 Os trabalhos que forem apresentados fora dos prazos de recepção indicados nas chamadas de trabalho semestrais poderão ser mantidos para concorrerem na seleção posterior, por anuência do(s) autor(es) após contato feito pelos editores da publicação.

9. Cronograma de Seleção, Edição e Publicação:
9.1 Abertura da Chamada: 10 de agosto de 2020
9.2 Recebimento de trabalhos: 10 de agosto a 30 de setembro de 2020
9.3 Pareceres sobre os trabalhos propostos: 02 a 26 de outubro de 2020
9.4 Divulgação de aceites: até 05 de novembro de 2020
9.5 Prazo para correções: até 17 de novembro de 2020
9.6 Publicação: dezembro de 2020.




Comissão Editorial:
Prof. Dr. Adriano Duarte Rodrigues (UNL), Prof. Dr. Carlos Agostinho A. de M. Couto (UFMA), Profª. Dra. Denise Cristina Ayres Gomes (UFMA), Prof. Dr. Ed Wilson Ferreira Araujo (UFMA), Prof. Dr. Fernando do Nascimento Gonçalves (UERJ), Profª. Dra. Flávia de Almeida Moura (UFMA), Prof. Dr. Francisco Paulo Jamil Almeida Marques (UFCE), Profª. Dra. Joanita Mota de Ataíde (UFMA), Prof. Dr. João Pissara Esteves (UNL), Prof. Dr. José Ribamar Ferreira Júnior (UFMA), Profª. Dra. Larissa Leda Fonseca Rocha (UFMA), Profª. Dra. Luciana Saraiva Oliveira Jerônimo (UFMA), Profª. Dra. Margarida Krohling Krunsch (USP), Prof. Dra. Protásio Cezar dos Santos (UFMA), Prof. Dr. Ramon Bezerra Costa (UFMA), Prof. Dr. Sílvio Rogério Rocha de Castro (UFMA) 


Editores

Profa. Dra. Larissa Leda Fonseca Rocha (UFMA)
Profa. Dra. Flávia de Almeida Moura (UFMA)
Prof. Dr. Ramon Bezerra Costa (UFMA)
Prof. Dr. Carlos Agostinho Almeida de M. Couto (UFMA)


 
São Luís, 10 de agosto de 2020.