Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Verificar Instruções

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Pesquisa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Carta dos Editores

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Verificar Instruções

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

A Cambiassu: Estudos de Comunicação não cobra custos de processamento e nem de submissão de artigos.
 

REVISTA CAMBIASSU

 

Chamada de Trabalhos - 2019/2

 

A Cambiassu publicação on-line semestral de estudos em Comunicação do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – está recebendo ensaios, artigos, entrevistas e resenhas para seu próximo número, a ser lançado em dezembro de 2019

 

A revista Cambiassu visa à divulgação de pesquisas e estudos na sua área de interesse – Comunicação Social e aceita trabalhos inéditos para publicação. Foca-se em questões relacionadas ao campo da comunicação e seus mecanismos de produção, distribuição e consumo.

 

Serão aceitos textos inéditos em portuguêspermitindo-se até 4 (quatro) autores por trabalho, incluindo, quando for o caso, o orientador do trabalho que serão avaliados, sem identificação, por dois membros do Conselho Consultivo. Cada autor poderá enviar o máximo de dois trabalhos, sendo um individual e um em coautoria.

 

O trabalho original deverá ser submetido exclusivamente pelo endereço http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/index, no período de 07 de agosto a 30 de setembro de 2019. Após a recepção do material, e análise dos pareceristas da revista, os editores responsáveis entrarão em contato com os(as) autores(as), até o dia 05 de novembro de 2019, para a divulgação dos aceites. As datas e horários respeitam o fuso horário da cidade sede da publicação (São Luís, MA).

 

NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS:

 

1. A revista Cambiassu aceita artigos, ensaios, relatos de pesquisa, entrevistas e resenhas para publicação, desde que tratem do campo da comunicação e sejam inéditos. Consideramos trabalhos publicados exclusivamente em anais de evento como materiais inéditos.

1.1 As entrevistas devem ser realizadas com pesquisadores ou pessoas de saber público e notório da área de comunicação e afins.

1.2 As resenhas podem ser feitas a partir de obras impressas, sonoras, multimídias ou audiovisuais.

2. A publicação dos trabalhos dependerá de decisão do Comissão Editorial, após ouvir o parecer de dois conselheiros. Em caso de empate um terceiro membro da Comissão Editorial será ouvido. Parecerias ad hoc podem ser consultados, se necessário. É adotado o sistema de parecer duplo cego: o parecerista não é informado sobre a autoria do texto avaliado e o(a) autor(a) não é informado(a) sobre a identidade dos pareceristas.

3. A apresentação dos originais deve observar as seguintes orientações:

3.1 Os originais devem ser enviados, exclusivamente pelo endereço http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/index, seguindo-se as regras para a inscrição de trabalhos.

3.2 Serão aceitos trabalhos de doutores(as). Mestres, mestrandos(as) e doutorandos(as) podem submeter materiais à revista em coautoria com um(a) doutor(a). Alunos(as) graduandos(as) participantes de projetos de Iniciação Científica podem enviar materiais, desde que assinem em coautoria com um(a) professor(a) doutor(a) orientador(a) da pesquisa.

3.3 Os trabalhos devem ser digitados em Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, com extensão de 10 a 15 laudas para artigos; até 10 laudas para ensaios; oito a 10 laudas para relatos de pesquisas e entrevistas; quatro a seis laudas para resenhas, excluídas as páginas destinadas às referências e anexos. Os trabalhos devem ser enviados em um único arquivo, sem identificação de autoria de qualquer natureza, em .doc ou .docx ou similares. As páginas não devem ser numeradas e não poderão ser utilizadas identificações como brasões e marcas d’águas de qualquer instituição.

3.4 Os dados de identificação do(s) autor(es) deverão ser indicados em campos específicos, no processo de cadastramento de autores, exclusivamente, não sendo aceitos trabalhos que possuam qualquer tipo de identificação do(s) autor(es) nos elementeos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

3.5 Os trabalhos devem ser enviados com título e subtítulo (se houver) em português e inglês, resumo (mínimo de cinco linhas e máximo de oito) em português e inglês; com três a cinco palavras-chave nas duas línguas. Todas essas as informações deverão ser também enviadas no mesmo campo específico disponibilizado no processo de inscrição.

3.6 As notas explicativas devem ser feitas no sistema de notas de rodapé e as referências bibliográficas das citações pelo formato autor/data. Todo o material deve ser apresentado de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para textos acadêmicos.

3.7 Trabalhos que utilizem imagens (fotografias, desenhos, gráficos...) podem ultrapassar o limite de laudas definido no item 3.2 desta chamada de trabalhos desde que não ultrapasse o limite máximo de 20 laudas para artigos, 13 laudas para ensaios, relatos de pesquisa e entrevistas e 10 laudas para resenhas. A quantidade de imagens deve ser coerente com as necessidades do trabalho apresentado.

3.8 As imagens de que tratam o item 3.7 deverão ser encaminhadas no mesmo arquivo do texto e no local adequado para a sua publicação, não podendo todo o arquivo, com texto e imagens, ter tamanho maior do que 2MB.

3.9 Os arquivos referentes ao texto que será inscrito para concorrer à publicação deverão ter como nome do arquivo o título do trabalho, ainda que de forma resumida.

3.10 O autor deverá enviar, necessariamente e no momento do cadastro no Portal de Periódicos da UFMA, seus contatos telefônicos e de e-mail sob risco de exclusão da seleção. Os editores entrarão em contato com os autores preferencialmente via e-mail.

3.11 A formatação do material deve obedecer, necessariamente, ao modelo apresentado junto a esta chamada (ao seu final) sob risco de exclusão da seleção.

3.12 As inscrições só serão efetivadas após a confirmação enviada via sistema e, caso restem dúvidas, por e-mail enviados pelos editores. Os aceites ou não dos trabalhos inscritos são enviados a todos os autores requerentes.

3.13 No caso de trabalhos coletivos, o autor que efetuar a inscrição, considerado o autor requerente, será o primeiro listado entre os demais autores no corpo do trabalho que for publicado.

3.14 A identificação dos demais autores citados no item anterior será de responsabilidade do autor requerente, a ser feita em campo específico disponibilizado no Portal de Periódicos da UFMA no processo de inscrição de trabalhos para a revista Cambiassu.

4. Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista Cambiassu pertencem aos autores e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Como a Cambiassu é um periódico de acesso livre, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e sem nenhum tipo de fim comercial.

5. Os editores comunicarão ao(s) autor(es) se o trabalho foi aceito sem restrições, aceito com sugestão de alteração ou recusado. No caso do trabalho ser aceito com sugestões de alteração, a Comissão Editorial dará um prazo para que o(s) autor(es) faça(m) as modificações solicitadas e envie(m) novamente - e exclusivamente - o arquivo do trabalho (em .doc ou .docx) para avaliação, sendo possível ainda a recusa da publicação por parte do Conselho Editorial caso este entenda que as modificações não foram suficientes para garantir a publicação do material.

5.1 Todas as etapas do processo de produção da revista Cambiassu - da inscrição de trabalhos até a publicação - serão confirmados por e-mail pelos editores aos participantes, condição que garantirá que as correspondências enviadas pelos candidatos foram efetivamente recebidas, prevenindo-se eventuais problemas no trânsito dos documentos por via eletrônica.

6. Qualquer tentativa de burla às normas de publicação da Revista Cambiassu que sejam percebidas pelos editores e/ou pela Comissão Editorial ou Conselho Consultivo da revista serão encaminhadas à Procuradoria Jurídica da Universidade Federal do Maranhão a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis.

7. Para contatos com os editores, escrever para revistacambiassu@gmail.comou ainda para:

Prof. Dr. Carlos Agostinho A. de M. Couto / Profa. Dra. Larissa Leda Fonseca Rocha

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Departamento de Comunicação Social

Av. dos Portugueses, s/n, Bacanga. CEP 65085-580 São Luís - MA - Brasil

8. Os prazos indicados nesta chamada podem ser alterados, desde que os motivos sejam justificados à Comissão Editorial pelos editores da publicação.

8.1 Os trabalhos que forem apresentados fora dos prazos de recepção indicados nas chamadas de trabalho semestrais poderão ser mantidos para concorrerem na seleção posterior, por anuência do(s) autor(es) após contato feito pelos editores da publicação.

 

9. Cronograma de Seleção, Edição e Publicação:

9.1 Abertura da Chamada: 07 de agosto de 2019

9.2 Recebimento de trabalhos: 07 de agosto a 30 de setembro de 2019

9.3 Pareceres sobre os trabalhos propostos: 01 a 29 de outubro de 2019

9.4 Divulgação de aceites: até 05 de novembro de 2019

9.5 Prazo para correções: até 18 de novembro de 2019

9.6 Publicação: dezembro de 2019.

 

Comissão Editorial:

Adriano Duarte Rodrigues (UNL), Carlos Agostinho Almeida de M. Couto (UFMA), Denise Cristina Ayres Gomes (UFMA), Ed Wilson de Araújo (UFMA), Flávia de Almeida Moura (UFMA), Francisco Paulo Jamil Almeida Marques (UFCE), James Maxwell Fernandes Araújo (UFMA), Joanita Mota de Ataíde (UFMA), João Pissarra Esteves (UNL),José Ribamar Ferreira Júnior (UFMA), Larissa Leda Fonseca Rocha (UFMA), Luciana Saraiva Oliveira Jerônimo (UFMA), Margarida, Krohling Kunsch (USP),Protásio Cezar dos Santos (UFMA), Sílvio Rogério Rocha de Castro (UFMA).

 

Editor

Prof. Dr. Carlos Agostinho Almeida de M. Couto (UFMA)

Editora

Profa. Dra. Larissa Leda Fonseca Rocha (UFMA)

 

São Luís, 06 de agosto de 2019

 

 

 

Anexo - 1 Formato necessário para a inscrição

 

TÍTULO (EM PORTUGUÊS) EM TIMES, CORPO 16, CAIXA ALTA E NEGRITO, CENTRALIZADO: Se houver subtítulo, em times, corpo 14, caixa baixa e negrito, centralizado

 

 

TÍTULO (EM INGLÊS) EM TIMES, CORPO 16, CAIXA ALTA E NEGRITO, CENTRALIZADO: Se houver subtítulo, em times, corpo 14, caixa baixa e negrito, centralizado

 

 

RESUMO: Máximo de oito linhas. Normalização de acordo com ABNT.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: As palavras-chaves são separadas por ponto. No máximo cinco e no mínimo três.

 

 

ABSTRACT: Mesma regra do resumo, de acordo com padrão ABNT.

 

 

KEYWORDS: Mesmo regra das Keywords.

 

 

1. Apresentação

 

1.1 Subitem

 

Obs:

- O texto deve seguir padrão ABNT, incluindo fontes, parágrafos e espaçamentos,

para textos e citações.

- Citações curtas devem ficar no corpo do texto, obedecendo as regras da ABNT.

- Citações longas ficam em tamanho 11 conforme o exemplo a seguir, respeitando o recuo de 4cm da margem original do texto:

 

    Há um permanente exercício de reconhecimento daquilo que constitui a diferença dos outros com enriquecimento potencial da nossa cultura, e uma exigência de respeito àquilo que, no outro, em sua diferença, há de intransferível, não transigívele inclusive incomunicável (MARTIN-BARBERO, 2001, p. 76).

 

- Incluir considerações finais (mesmo que sob outra nomenclatura) e referências.