v. 23, n. especial, set./dez. 2016

Expediente e Sumário

Editorial

  • Editorial

    Lucinete Marques Lima
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial

Artigos

  • EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados

    Marina Graziela Feldmann, Marcos Tarciso Masetto, Maria de Nazaré Corrêa Silva
    01-11
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p01-11
  • RAZÕES HISTÓRICAS DAS FORMULAÇÕES DE JOHN DEWEY SOBRE DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR

    Karine Biasotto, Maria Inalva Galter
    12-26
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p12-26
  • A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

    Paulo Gomes Lima
    27-42
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p27-42
  • “NÃO EXISTE PECADO DO LADO DE BAIXO DO EQUADOR”: políticas de currículo, direito à educação e as escritas nunca escritas

    Maria Luiza Süssekind, Raphael Pellegrini
    43-56
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p43-56
  • INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões

    Iran de Maria Leitão Nunes, Maria Natália Pereira Ramos
    57-66
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p57-66
  • FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: análises e reflexões dos saberes profissionais

    Susana Soares Tozetto, Priscila Kailer
    67-80
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p67-80
  • PERCURSO E DIVERSIDADE EPISTEMOLÓGICA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: tensionamentos e possibilidades

    Marcos Fernandes Sobrinho, Elisabete Alerico Gonçalves, Paula Silva Resende Fernandes
    81-91
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p81-91
  • ANTECEDENTES HISTÓRICOS DOS MECANISMOS SELETIVOS PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES NO BRASIL: revisitando o passado

    Lucinete Marques Lima, Francisca das Chagas Silva Lima, Maria José Pires Barros Cardozo
    92-105
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p92-105
  • EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: o trabalho do “horista” no ensino privado

    Walkiria Martinez Heinrich Ferrer, Marisa Rossignoli
    106-118
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p106-118
  • POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

    Adriana e Silva Sousa, Dante Henrique Moura
    119-138
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p119-138
  • ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: a perspectiva dos professores

    José Moisés Nunes da Silva
    139-151
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p139-151
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NO BRASIL: demandas contemporâneas

    Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    152-160
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p152-160
  • POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos

    Rosana Prado, Valdelúcia Alves da Costa
    161-175
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p161-175
  • A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MARANHÃO: apontamentos históricos

    Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho, Maria Núbia Barbosa Bonfim
    176-191
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p176-191
  • INTELECTUAIS E CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO DEBATE EDUCACIONAL: a perspectiva do sujeito mulher professora

    Diomar das Graças Motta
    192-198
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p192-198
  • OS INTELECTUAIS E O DEBATE EDUCACIONAL: pensar a educação e o Piauí

    Antonio de Pádua Carvalho Lopes
    199-211
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p199-211
  • INTERESSE DAS CRIANÇAS, PEDAGOGIA DE PROJETOS E METACOGNIÇÃO: artes de governar a docência na educação infantil

    Rodrigo Saballa de Carvalho, Bianca Salazar Guizzo
    212-226
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p212-226
  • PROTAGONISMO INFANTIL, DESAFIOS ÉTICOS E METODOLÓGICOS NA PESQUISA COM CRIANÇAS

    Kelly Werle, Cláudia Ribeiro Bellochio
    227-242
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p227-242

Autores