ACESSO, RETENÇÃO E EVASÃO: os contornos da exclusão na Universidade Federal de Goiás

Autores

  • Chaiane de Medeiros Rosa Universidade Estadual Paulista (UNESP).
  • Ricardo Ribeiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p185-203

Palavras-chave:

Educação Superior, Acesso, Retenção, Evasão, Universidade Federal de Goiás,

Resumo

Considerando a ampliação das oportunidades educacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG), promovida principalmente pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, instituído em 2007, entende-se como relevante relacionar o fenômeno da expansão com o acesso, retenção e evasão na universidade. Portanto, o objetivo deste artigo é compreender os contornos dessas problemáticas na instituição, no período de 2006 a 2016. Para a realização desta pesquisa, em termos de procedimentos técnicos, foram utilizadas as pesquisas documental e bibliográfica. Primeiramente, foi feito um levantamento dos dados documentais de caráter estatístico fornecidos pela Pró-Reitoria de Graduação da UFG sobre os alunos de graduação ingressantes no período investigado. A análise e interpretação desses dados ocorreram com o aporte da pesquisa bibliográfica, baseado em referências teóricas sobre os temas investigados. Como resultado, constatou-se que, a despeito da expansão do número de cursos e vagas, a universidade enfrenta diversos desafios, como: preencher a totalidade de vagas disponibilizadas nos processos seletivos; levar os alunos a concluírem a graduação no período regular, sem ficarem retidos; e minimizar os índices de exclusão, principalmente no primeiro ano do curso.

ACCESS, RETENTION AND EVASION:  the contours of exclusion at the Federal University of Goiás

Abstract: Considering the expansion of educational opportunities at the Federal University of Goiás, promoted mainly by the Program to Support Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities, instituted in 2007, it is understood as relevant to relate the phenomenon of expansion with access, retention and evasion in the university. Therefore, the objective of this article is to understand the contours of these issues in the institution, from 2006 to 2016. For the carrying out of this research, in terms of technical procedures, the documentary and bibliographical researches were used. Firstly, was made a survey of the statistical data provided by the UFG's Graduate Rector's Office about the undergraduate students entering the investigation period was researched. The analysis and interpretation of these data occurred with the contribution of the bibliographic research, based on theoretical references on the subjects investigated. As a result, it was found that, despite the expansion of the number of courses and vacancies, the university faces several challenges, such as: filling all the vacancies made available in the selection processes; to lead students to complete their undergraduate studies in the regular period, without being retained; and minimize exclusion rates, especially in the first year of the course.

Keywords: Higher Education. Access. Retention. Evasion. Federal University of Goiás.

ACCESO, RETENCIÓN Y EVASIÓN: los contornos de la exclusión en la Universidad Federal de Goiás

Resumen: Considerando la ampliación de las oportunidades educativas en la Universidad Federal de Goiás, promovida principalmente por el Programa de Apoyo a Planes de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales, instituido en 2007, se entiende como relevante relacionar el fenómeno de la expansión del acceso, retención y evasión en la universidad. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es comprender los contornos de esas problemáticas en la institución, en el período de 2006 a 2016. Para la realización de esta investigación, en términos de procedimientos técnicos, se utilizaron las investigaciones documental y bibliográfica. En primer lugar, se hizo un levantamiento de los datos documentales de carácter estadístico proporcionados por la Pro-Rectoría de Graduación de la UFG sobre los alumnos de graduación ingresantes en el período investigado. El análisis e interpretación de estos datos ocurrió con el aporte de la investigación bibliográfica, basado en referencias teóricas sobre los temas investigados. Como resultado, se constató que, a pesar de la expansión del número de cursos y vacantes, la universidad enfrenta diversos desafíos, como: llenar la totalidad de vacantes disponibles en los procesos selectivos; llevar a los alumnos a concluir la graduación en el período regular, sin quedar retenidos; y minimizar los índices de exclusión, principalmente en el primer año del curso.

Palabras clave: Educación Superior. Acceso. Retención. Evasión. Universidad Federal de Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chaiane de Medeiros Rosa, Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2017). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2016). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2013). Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), campus Catalão (2009). Técnica em Assuntos Educacionais na UFG - Regional Goiânia.

Ricardo Ribeiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) (1996) e mestre em Educação pela mesma universidade (1990). Graduado em Ciências Sociais e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1985). É docente da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Araraquara e membro do corpo permanente de orientadores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Rosa, C. de M., & Ribeiro, R. (2018). ACESSO, RETENÇÃO E EVASÃO: os contornos da exclusão na Universidade Federal de Goiás. Cadernos De Pesquisa, 25(3), 185–203. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p185-203

Edição

Seção

Artigos