A IDEOLOGIA DA INCLUSÃO SOCIAL NO PLANO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO (PNQ)

Autores

  • Erika Porceli Alaniz Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Lúcia Bruno Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p11-28

Palavras-chave:

Qualificação Profissional, Plano Nacional de Qualificação, Política de inclusão social, Economia solidária.

Resumo

Discute-se, neste artigo, a concepção de inclusão social na política pública de qualificação profissional veiculada pelo Plano Nacional de Qualificação (PNQ 2003-2012). No PNQ, a dimensão ‘social’ tem destaque se comparado com o plano anterior, com intuito de superar as críticas do plano anterior e contemplar a minimização da pobreza como estratégia de governabilidade. Para apreendermos a contradição no discurso oficial e confrontarmos aparência e essência, realizamos a pesquisa documental e empírica que permitiu o cotejamento entre os dados coletados. Identificamos que, embora no PNQ apregoe a universalização da política de qualificação, o que se materializa é a focalização em público prioritário como, por exemplo, os pertencentes a Economia Solidária.

 IDEOLOGY OF SOCIAL INCLUSION IN THE NATIONAL QUALIFICATION PLAN (NQP)

Abstract: This article discussed the concept of social inclusion in the public policy of professional qualification disclosed by the National Qualification Plan (NQP-2003- 2012). In the NQP, the 'social' dimension stands out if compared with the previous plan, with the intention of overcoming the criticisms of the previous plan and, contemplate minimizing poverty as a governability strategy. To apprehend the contradiction in official speech and to confront appearance and essence, we have realized an empirical and documentary research that allowed collating between the data collected. We have identified that although the NQP proclaims the universalization of qualification policy, what is materialized is the targeting on priority public, as for instance, those belonging to the Solidarity Economy.

Keywords: Professional qualification. National Qualification Plan. Social inclusion policy. Solidarity economy.

LA IDEOLOGÍA DE LA INCLUSIÓN SOCIAL EN EL PLAN NACIONAL DE CALIFICACIÓN (PNQ)

Resumen: Se discute, en este artículo, la concepción de inclusión social en la política pública de calificación profesional transmitida por el Plan Nacional de Calificación (PNQ-2003-2012). En el PNQ, la dimensión social se destaca en comparación con el plan anterior, con el fin de superar las críticas del plan anterior y contemplar la minimización de la pobreza como estrategia de gobernabilidad. Para aprender la contradicción en el discurso oficial y confrontar apariencia y esencia, realizamos la investigación documental y empírica que permitió el cotejo entre los datos recolectados. Identificamos que, aunque en el PNQ pregona la universalización de la política de calificación, lo que se materializa es la focalización en público prioritario, como por ejemplo, los pertenecientes a la Economía Solidaria

Palabras clave: Calificación Profesional. Plan Nacional de Calificación. Política de inclusión social. Economía solidaria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Porceli Alaniz, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista- UNESP, Campus de Marília; Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo- FEUSP. Docente da graduação em Pedagogia, Licenciatura em Geografia e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), campus de Campo Grande, MS. Desenvolve estudos na área de Política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: qualificação profissional, autogestão, movimentos sociais e educação e trabalho.

Lúcia Bruno, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

Professora livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Doutora em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH) em 1991. Foi Chefe do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação; Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa; Editora da Revista Educação e Pesquisa. Professora Visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris em 2006. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação de Integração da América Latina da USP. Tem diversos trabalhos publicados nas áreas de Sociologia Política e de Educação, trabalhando com os seguintes temas: educação e trabalho, ensino superior, Estado, políticas públicas, lutas sociais.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Alaniz, E. P., & Bruno, L. (2018). A IDEOLOGIA DA INCLUSÃO SOCIAL NO PLANO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO (PNQ). Cadernos De Pesquisa, 25(3), 11–28. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p11-28

Edição

Seção

Artigos