AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ATENÇÃO À HIPERTENSÃO E DIABETES: satisfação dos usuários de uma unidade básica de saúde em Caxias-MA

Autores

  • Araceli Moreira De Martini Fontenele Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Sâmya Maria Andrade Alves Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Joseneide Teixeira Câmara Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Palavras-chave:

Avaliação de serviços de saúde, Diabetes mellitus, Hipertensão, Satisfação do usuário.

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar o nível de satisfação de usuários do Programa Nacional de Atenção a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (PNAHADM) em uma unidade de Saúde da Família em Caxias - MA. A amostra constituiu-se de 200 usuários acompanhados pelo programa. Concluiu-se que o PNAHADM satisfaz as expectativas da maioria dos usuários. Os principais motivos citados por aqueles que se julgaram insatisfeitos foram a falta de fornecimento regular da medicação e a dificuldade em marcar consultas médicas de acompanhamento. Acredita-se que, para que se cumpram as ações relativas à Saúde Pública, é imprescindível a elaboração de planejamento prévio, pautado nos principais anseios da população em questão, visto que a satisfação expressa pelo usuário é um instrumento útil na orientação das medidas corretivas para prestação dos serviços de saúde.
Palavras-chave: Avaliação de serviços de saúde. Diabetes mellitus. Hipertensão. Satisfação do usuário.



EVALUATION OF THE NATIONAL PROGRAM OF ATTENTION TO HYPERTENSION AND DIABETES: the users satisfaction of a basic health unit in Caxias-MA

Abstract: The study aimed to evaluate the level of satisfaction of users of the National Program of Attention to Hypertension and Diabetes Mellitus (PNAHADM) in a Family Health Unit in Caxias-MA. The sample consisted of 200 users monitored by the program. It was concluded that the PNAHADM meets the expectations of most users. The main reasons cited by those who were dissatisfied were the lack of regular supply of medication and difficulty in follow-up medical appointments. It is believed that in order to comply with the actions relating to public health, it is essential the preparation of pre-planning, based on the major concerns of the population in question, as the satisfaction expressed by the user is an important tool in guiding the corrective measures to be taken to provide health services.
Keywords: Health services evaluation. Diabetes mellitus. Hypertension. Consumer satisfaction.



EVALUACIÓN DEL PROGRAMA NACIONAL DE ATENCIÓN A LA HIPERTENSIÓN ARTERIAL Y LA DIABETES: la satisfacción de usuarios de una unidad básica de salud en Caxias-MA

Resumen: El objetivo del estudio fue evaluar el nivel de satisfacción de los usuarios del Programa Nacional de Atención a la hipertensión y la diabetes mellitus (PNAHADM) en una Unidad de Salud de la Familia en Caxias-MA. La muestra constó de 200 usuarios controlados por el programa. Se concluyó que la PNAHADM cumple con las expectativas de la mayoría de los usuarios. Las principales razones citadas por los que no
estaban satisfechos fueron la falta de suministro regular de medicamentos y la dificultad en el seguimiento de sus consultas médicas. Se cree que con el fin de cumplir con las acciones relacionadas con la salud
pública, es esencial la preparación de una planificación previa, sobre la base de las principales preocupaciones de la población en cuestión, visto que la satisfacción expresada por el usuario es una herramienta útil
para orientar las medidas correctivas para proporcionar servicios de salud.
Palabras clave: Evaluación de los servicios de salud. Diabetes mellitus. Hipertensión. Satisfacción de los Consumidores.

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Biografia do Autor

Araceli Moreira De Martini Fontenele, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (2005). Especialista em Enfermagem em Emergência pela Universidade Gama Filho-RJ (2011). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno-Infantil da UFMA - Mestrado Acadêmico. Enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) e da Secretaria Municipal de Saúdes. Experiência na área de enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem em Saúde Pública, Unidade de Terapia Intensiva e Urgência e Emergância.

Sâmya Maria Andrade Alves, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Enfermeira integrante da Residência Multiprofissional em saúde em Terapia Intensiva do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA).

Joseneide Teixeira Câmara, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Especialista em Saúde da Família (UFMA), Formação Pedagógica (FIOCRUZ), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Doutoranda de Medicina Tropical (UFG). Atualmente é professora Assistente dos Cusos de Enfermagem e Medicina da UEMA. Coordenadora Municipal do Controle de Infecções de Serviços  Assistência a Saúde e Núcleo de epidemologia Hospitalar da Prefeitura de Caxias. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Atenção Básica à Saúde e Vigilância Epidemiológica dos Serviços de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: ações de enfermagem, educação em saúde, enfermagem na saúde da família, avaliação de serviços de saúde e vigilância epidemiológicas das infecções dos serviços de saúde.

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Publicado

2012-06-22

Como Citar

FONTENELE, Araceli Moreira De Martini; ALVES, Sâmya Maria Andrade; CÂMARA, Joseneide Teixeira.
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ATENÇÃO À HIPERTENSÃO E DIABETES: satisfação dos usuários de uma unidade básica de saúde em Caxias-MA
. Cadernos de Pesquisa, v. 19, n. 1, 22 Jun 2012Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos