TERRAS DE PRETO EM TERRAS DA SANTA: Itamatatiua e as suas dinâmicas quilombolas

Autores

  • Luiz Oosterbeek Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Milena das Graças Oliveira Reis Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Território. Quilombo. Identidade. Paisagem.

Resumo

O comportamento humano é um processo que se estrutura em territórios e que se materializa através da mobilidade e de interações que ocorrem em sequências temporais nesses territórios. As identidades se forjam, assim, pela práxis cultural no território, aderindo a ele e configurando-o enquanto paisagem, enquanto espaço antropizado. Apresentam-se os resultados de uma pesquisa que abordou a problemática do território de Itamatatiua (Alcântara, MA) e dos conflitos dele advindos, e que permitiu apreendê-lo sob o ponto de vista da sua relação espaço-tempo-causalidade e relações socioculturais e de poder.
Palavras-chave: Território. Quilombo. Identidade. Paisagem.


LAND OF THE BLACK IN LAND OF THA SAINT: Itamatatiua and its "quilombola" dynamics
Abstract: Human behaviour is a process that becomes structured in territories and is materialised through mobility and interactions occurring in temporal sequences in those territories. Identities are forged, hence, by the cultural praxis in the territory, adhering to it and perceiving it as landscape, as anthropicised space. The results presented are from a research which addressed the issue of the Itamatatiua territory(Alcântara, Maranhão, Brazil) and the resulting conflicts, enabling to study those under their space-time-causality relation and the socio-cultural and power relations.
Keywords: Territory. Quilombo. Identity. Landscape.



TIERRAS DE NEGRO EN LAS TIERRAS DE LA SANTA: Itamatatiua y sus dinâmicas quilombolas
Resumen: El comportamiento humano es un proceso que se estructura en los territórios y que se materializa por la mobilidad y las interacciones que ocurren en sequencias temporales en esos territórios. Las identidades
se construyen, asi, por la praxis cultural en el territorio, sumandose a el y configurandolo como paisaje, como espacio antropizado. Se presentan los resultados de una investigación que focó la problemática del território
de Itamatatiua (Alcántara, Maranhão, Brasil) y los confitos resultantes, lo que permitió estudiarlos bajo su relación espacio-tiempo-causalidad y de las relaciones socioculturales y de poder.
Palabras clave: Território. Quilombo. Identidad. Paisaje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Oosterbeek, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorado em Doctor of Philosophy/Institute of Archaeology pela University College of London (1994). Atualmente é Professor do Instituto Politécnico de Tomar, Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Tomar, Director do Gabinete de RI do Instituto Politécnico de Tomar, Membro do Gabinete de E P do Instituto Politécnico de Tomar, Director do Departamento do Instituto Politécnico de Tomar, Director científico da Museu de
Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, Coordenador da Parque Arqueológico e Ambiental do Médio Tejo, Vice-Presidente da Herity, Membro de corpo editorial da Arkeos-Perspetivas em Diálogo, Membro de corpo editorial da Area Domeniu, Membro de corpo editorial da Revista de Arqueologia, Membro de corpo editorial da Revista Archaeologies, Membro de corpo editorial da Revista Turismo e Desenvolvimento, Membro de corpo editorial da Union Internationale des Sciences Phistoriques, Professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Director do Mestrado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Director do Doutoramento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Membro do conselho do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas e Presidente do Comité do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas.

Milena das Graças Oliveira Reis, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pesquisadora. Doutoranda em Quaternário, Materiais e Culturas, na linha da Gestão do Território, pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão e Mestrado em Arqueologia, nas linhas de Territorialidade e Patrimônio, pelo Instituto Politécnico de Tomar e Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal). Integrou o núcleo de comunicação e pesquisa do Instituto de Educação e Pesquisa Afro-Maranhense Agontinme. Tem experiência nas áreas de Cultura, Produção, Patrimônio e Gestão do Território (territórios étnicos). Coordena a organização da comunicação da página do Projeto Porto Seguro - Safe Harbour; é colaboradora do Grupo Quaternário e Pré-História do Centro de Geociências (Portugal) e atualmente atua como pesquisadora autônoma em comunidades tradicionais, onde desenvolve trabalhos voltados para Gestão Patrimonial e Territorialidade.

Downloads

Publicado

2012-06-22

Como Citar

OOSTERBEEK, Luiz; REIS, Milena das Graças Oliveira.
TERRAS DE PRETO EM TERRAS DA SANTA: Itamatatiua e as suas dinâmicas quilombolas
. Cadernos de Pesquisa, v. 19, n. 1, 22 Jun 2012Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos