DESAFÍOS EPISTEMOLÓGICOS DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN EL SIGLO XXI

Autores

  • Alberto Matías González Universidad de Sancti Spíritus, José Martí Pérez
  • Orlando Fernández Aquino Universidade de Uberaba (UNIUBE)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n1p11-22

Palavras-chave:

Positivismo, Educación Superior, Epistemología,

Resumo

Acudir a la epistemología es una práctica necesaria para el desempeño de la Educación Superior, más si se trata de la universidad en una sociedad cambiante, con interrogantes que echan por tierra lascreencias con las que se han diseñado los sistemas educativos. El objetivo ha sido analizar la mudanza paradigmática que está ocurriendo en la actualidad en las ciencias, y en particular en la concepción del papel social de la Universidad, marcada por el surgimiento de epistemologías emergentes como el Pensamiento Complejo, el Movimiento Ciencia, Tecnología y Sociedad, la Epistemología del Sur y la Epistemología de Segundo Orden. El método ha sido el análisis hermenéutico de las fuentes consultadas. El resultado ha sido una visión sintética de la trasformación epistemológica en curso contenida en tendencias de pensamento que, a pesar de sus diferencias, presentan coincidencias que muestran una ruptura con la epistemologia positivista tradicional, la cual ha sido el sostén de formas de educación que han quedado obsoletas.

EPISTEMOLOGICAL CHALLENGES OF HIGHER EDUCATION IN THE 21ST CENTURY

Abstract

Return to the epistemology is a necessary practice for the performance of Higher Education, still more so in the case of the university in the mutant society with question that play by land the beliefs considered in the design of the educative systems. The objective of this study was to analyze the paradigmatic change that is happening currently in the sciences, and in particular in the conception of the social role of the University, marked by the emergence of emerging epistemologies such as Complex Thought, the Movement Science, Technology and Society, the Epistemology of the South and the Epistemology of the Second Order. The method was the hermeneutic analysis of the consulted sources. The result was a synthetic vision of the still in progress epistemological transformation expressed in trend of thought tendencies that, despite their differences, present coincidences that show a rupture with the traditional positivist epistemology, which has been the support of forms of education that are obsolete.

Keywords: Positivism. Higher education. Epistemology.

DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SÉCULO XXI

Resumo

Retomar a epistemologia é uma prática necessária para o desempenho da Educação Superior, mais ainda em se tratando da universidade numa sociedade mutante com interrogações que jogam por terra as crenças consideradas no desenho dos sistemas educativos. O objetivo deste estudo foi analisar a mudança paradigmática que está acontecendo na atualidade nas ciências e, particularmente, na concepção do papel social da universidade, marcada pelo aparecimento de epistemologias emergentes como o Pensamento Complexo, o Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade, a Epistemologia do Sul e a Epistemologia de Segunda Ordem. O método foi a análise hermenêutica das fontes consultadas. O resultado foi uma visão sintética da transformação epistemológica em curso expressa em tendências de pensamento que, apesar de suas diferenças, apresentam coincidências que mostram uma ruptura com a epistemologia positivista tradicional, a qual tem sido a base de formas de educação que estão obsoletas.

Palavras-chaves: Positivismo. Educaçao Superior. Epistemologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-04-24

Como Citar

GONZÁLEZ, Alberto Matías; AQUINO, Orlando Fernández.
DESAFÍOS EPISTEMOLÓGICOS DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN EL SIGLO XXI
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 11–22, 24 Abr 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.