A SAÚDE DOS FILHOS DE SANTA TERESA: a troca de saberes entre o popular e o científico

Autores

  • Rosinete de Jesus Silva Ferreira Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Denize Cristina de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre os saberes e práticas de saúde da comunidade negra de Itamatatiua - Alcântara, relacionando-os com aqueles utilizados pela equipe de profissionais do PSF. Descreve-se o locus, a formação do povoado e a metodologia de coleta de dados realizada na pesquisa no período de 2010 a 2011. Inicia-se uma discussão dos dados já coletados utilizando a etnografia e a Teoria das Representações Sociais.
Palavras-chave: Itamatatiua. Práticas de saúde. Etnografia. Representações sociais.


SANTA TERESA SONS'S HEALTH: the exchange of knowledge between the popular and scientific

Abstract: This article presents a reflection on health knowledge and practices of the black community Itamatatiua in the city of Alcântara, relating them to those used in the medical team of PSF (Health Family Program). Describes the locus, the formation of the town and the methodology of data collection in research conducted in the period 2010 to 2011. Finally, it is started a discussion about the data already collected using ethnography and Theory of Social Representations.
Keywords: Itamatatiua. Health pratices. Etnograpphy. Social representations.


LA SALUD DE LOS HIJOS DE SANTA TERESA: el intercambio de conocimentos entre lo popular y cientifica

Resumen: Este artículo presenta una reflexíon sobre los conocimientos y práticas de salud de la comunidad negra de Itamatatiua- Alcântara, relacionándolos con a los utilizados por el equipo del PSF. Describe el lugar, la formación del pueblo y la metodologia de recopilación de datos en las investigaciones realizadas en el periodo de 2010 a 2011. Finalmente, comienza la discussion de los datos ya recopilados mediante la etnografía y la Teoria de las Representaciones Sociales.
Palabras clave: Itamatatiua. Prácticas de salud. Etnografia. Representaciones sociales.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosinete de Jesus Silva Ferreira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Participação com publicação de textos nos livros Comunicação outros olhares (EDFUMA), Psicologia social: novas fronteiras (Eduerj) e Jornalismo cultural: da memória ao conhecimento - Núcleo de Estudos em Estratégia em Comunicação (NEEC). Tem interesse em pesquisa nas seguintes áreas: comunicação e saúde; comunicação e educação e comunicação e cultura e comunicação e tecnologia.

Denize Cristina de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Saúde Pública e Pós-doutora em Psicologia Social; Professora Titular do Depto. de Fundamentos de Enfermagem e dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem e em Psicologia Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e Saúde de Grupos Populacionais. Pesquisadora 1B do CNPq, Coordenadora do Comitê Assessor de Enfermagem do CNPq.

Downloads

Publicado

2012-02-29

Como Citar

FERREIRA, Rosinete de Jesus Silva; OLIVEIRA, Denize Cristina de.
A SAÚDE DOS FILHOS DE SANTA TERESA: a troca de saberes entre o popular e o científico
. Cadernos de Pesquisa, 29 Fev 2012Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos