TRABALHO/EDUCAÇÃO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: formar para a empregabilidade e para o desemprego

Autores

  • Magda Cruz dos Santos Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
  • Conceição Paludo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n1p31-43

Palavras-chave:

Relação trabalho/educação. Capital e política pública. Programa Mais Educação.

Resumo

 

O artigo resulta de pesquisa sobre a relação trabalho/educação, no Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC – Brasil). Tendo como perspectiva teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético, analisa os documentos oficiais da política pública investigada. A análise indica que o Programa visa à contenção da violência, à adaptação e conformação das classes trabalhadoras aos efeitos do processo de reestruturação do sistema capitalista, por meio da categoria de Educação Integral. Como central, os resultados da pesquisa expõem a especificidade da relação trabalho/educação que, na estratégia de adaptação e conformação, almeja uma formação voltada tanto para a empregabilidade como para o desemprego.

Palavras-chave: Relação trabalho/educação. Capital e política pública. Programa Mais Educação.


THE RELATIONSHIP WORK/ EDUCATION IN THE PROGRAM MAIS EDUCAÇÃO: training to employability and  unemployment

Abstract: The article results from a research about the relationship of work/education, in Mais Educação program, from Ministry of Education (MEC – Brazil). Having as perspective theoretical and methodological the Dialectical and Historical Materialism, it analyses official documents the investigated public policy. The analyses indicate this Program to violence contention, to the adaptation and conformation of working classes to effects of the capitalist system restructuration process, through full-time education category. As central, search results sets it exposes specificity difficulties of work/ education relationship in the strategy of adaptation and conformation, the training both for employability and for unemployment.

Keywords: Relationship work/ education. Capital and public policy. Program Mais Educação.

 

TRABAJO / EDUCACIÓN EN PROGRAMA MÁS EDUCACIÓN: form para la empleabilidad y el desempleo 

Resumen: El artículo es el resultado de la investigación sobre la relación de trabajo / educación del Programa Más Educación, Ministério de Educación (MEC – Brasil). Desde el punto de vista teórico y metodológico de materialismo histórico dialéctico, análisis los documentos oficiales la política pública investigado. El análisis indica que el programa tiende a la contención de la violencia, la adaptación y la conformación de las clases trabajadoras a los efectos de la reestructuración de sistema capitalista, por categoría de Educación Integral. Como centrales, conjuntos de resultados de búsqueda se expone la especificidad de la relacione trabajo / educación en la estratégia de adaptación y conformación, prevé una formación tanto para el empleo y el desempleo.

Palabras clave: Relación de trabajo / educación. El capital y las políticas públicas. Programa Más Educación.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Cruz dos Santos, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas na linha de Filosofia e História da Educação e Mestre em Educação pelo mesmo programa. Graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência na área de Educação, principalmente em relação aos temas: políticas públicas, trabalho e educação, educação popular, formação integral, movimentos sociais, escola pública e Educação do Campo. 

 

Conceição Paludo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Graduação em Pedagogia, especialização em Educação Psicomotora e em Orientação Educacional, mestrado em Educação e doutorado em Educação, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo e pesquisadora na UFRGS, na Faculdade de Educação - Departamento de Estudos Básicos - e na Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE). Temas centrais trabalhados: Fundamentos da Educação; Educação Popular e Educação do Campo; Educação e Movimentos Sociais; Planejamento, Avaliação e Metodologia de Processos Formativos e Organizativos; Metodologia da Pesquisa em Educação. 

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

dos Santos, M. C., & Paludo, C. (2017). TRABALHO/EDUCAÇÃO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: formar para a empregabilidade e para o desemprego. Cadernos De Pesquisa, 24(1), 31–43. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n1p31-43

Edição

Seção

Artigos